Home > Notícias

Rivais do iPad: Samsung anuncia família Galaxy Tab 2

Apresentada durante MWC 2012, atualização da linha de tablets Android vem em dois tamanhos, com telas de 7 ou 10 polegadas

Melissa J. Perenson, PC World / EUA

27/02/2012 às 18h43

Foto:

O iPad acaba de ganhar novos rivais. Isso porque a família de tablets Android Samsung Galaxy Tab foi renovada durante o Mobile World Congress 2012, feira de telecomunicações que acontece em Barcelona nesta semana. Já tínhamos ouvido falar sobre um modelo de 7 polegadas na semana passada, mas agora a Samsung o tornou oficial, junto com um modelo com tela de 10.1 polegadas.

Ambos os tablets chegarão às lojas primeiro no Reino Unido, em março, e depois em outras partes do globo. Eles serão os primeiros tablets da Samsung a vir de fábrica com o sistema operacional Android 4.0 - também conhecido como Ice Cream Sandwich.

A Samsung experimentou um total de quatro diferentes tamanhos de tela para seus tablets em 2011 (nem todos lançados no Brasil), mas a família Galaxy Tab 2 virá em apenas dois tamanhos (ao menos inicialmente). Será interessante ver se a Samsung continua experimentando com vários tamanhos, ou se irá se consolidar em apenas um ou dois.

O Galaxy Tab 2 de 7 polegadas tem um processador dual-core de 1 GHz, 1 GB de RAM, tela PLS LCD de 7 polegadas com resolução de 1024 x 600 pixels, câmera traseira de 3 MP e câmera frontal VGA e um slot para cartões microSD, e estará disponível em versões com 8, 16 ou 32 GB de memória interna. Ele mede 19,3 x 12,2 cm, com 1 cm de espessura e peso de 344 gramas.

galaxytab2-360px.jpg
Samsung Galaxy Tab 2 10.1

O Galaxy Tab 10.1 não é muito diferente de seu antecessor: ele é um pouco mais grosso (9,7 contra 8,6 mm de espessura) e um pouco mais pesado (588 gramas, contra 565 gramas no original). As especificações técnicas são as mesmas que as de seu “irmão menor”, com a exceção da tela, que tem 10.1 polegadas e resolução de 1280 x 800 pixels.

Os tablets terão versões com “3G+” (HSPA+) e Wi-Fi. Não há planos para uma versão “4G” (LTE), o que é estranho considerando que havia uma versão 4G do Galaxy Tab 10.1

Fora o Ice Cream Sandwich, a família Galaxy Tab 2 não traz muita novidade em relação aos modelos atualmente no mercado. Especialmente quando comparados à tendência rumo a modelos com processadores quad-core e telas HD anunciados no MWC, parece que estes modelos são só uma atualização rápida para se manter no mercado. Faz sentido esperar que a Samsung venda estes aparelhos comum preço menor, e que introduza versões mais sofisticadas mais tarde. Mas por enquanto isto é especulação.

A Samsung ainda não anunciou preços para os Galaxy Tab 2, nem planos para o lançamento de novos modelos com processadores Quad-Core. Mas algo me diz que ouviremos mais sobre isso nos próximos meses.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail