Rivais: Intel e Micron concorrem com mesma tecnologia para memória e armazenamento

Empresas querem lançar produtos para memória e armazenamento baseados na tecnologia 3D Xpoint que desenvolveram, inicialmente, em parceria

Foto:
https://pcworld.com.br/rivais-intel-e-micron-concorrem-com-mesma-tecnologia-para-memoria-e-armazenamento/
Clique para copiar

A Intel deixou muita gente de queixo caído durante a CES 2017 quando apresentou o Optane, uma nova linha de memória e armazenamento que irá alimentar PCs e servidores. 

Mas não se esqueça que o Optane tem competidores. A companhia Micron está lançando um módulo de memória e armazenamento baseado na mesma tecnologia subjacente 3D Xpoint. 

A Intel e Micron desenvolveram em conjunto a primeira geração da tecnologia 3D Xpoint, que foi anunciada em 2015.

Agora, a parceria frutífera das duas está se tornando em uma rivalidade, digamos, saudável. 

Enquanto, a Intel envia sua primeira remessa de Optanes para PCs, a Micron já está pesquisando a segunda e terceira gerações da tecnologia 3D Xpoint. Os produtos 3D Xpoint da Micron são chamados de QuantX. 

As companhias acreditam que produtos 3D Xpoint poderiam eventualmente substituir SSDs e memória DRAM em PCs e servidores.  

A Intel disse que os SSDs Optane são dez vezes mais rápidos que os convencionais SSDs. As companhias disseram que a nova tecnologia é significativamente mais densa que a DRAM.  

O primeiro Optane de baixa capacidade poderia aparecer em PCs no segundo trimestre deste ano. Ele será usado como cache para permitir que computadores iniciem e carreguem aplicações e games de forma mais rápida.

A Micron se moveu um pouco mais lentamente e espera enviar seus primeiros produtos QuantX em pequenas quantidades até o final do ano, a companhia disse durante o anúncio dos resultados no final de janeiro. 

A fabricante possui uma estratégia diferente para o desenvolvimento do QuantX. Ao invés de PCs, ela terá como alvo SSDs QuantX de alta capacidade e DRAM em servidores e sistemas de ponta. 

Na próxima geração de produtos QuantX, a Micron quer mais capacidade de armazenamento e redução de latência, disse o VP da Micron, Scott DeBoer, durante uma reunião com analistas na última semana. 

“Essa é uma tecnologia realmente excitante para o futuro”, disse DeBoer. 

Há um interesse significativo em usar tanto o Optane e QuantX em data centers para aplicações como machine learning. A capacidade dual para as tecnologias a serem utilizadas como memória e armazenamento as tornam hábeis para caching e armazenamento quente e frio. 

A Micron não oferecerá drives QuantX diretamente, mas os disponibilizará através de fabricantes de dispositivos de armazenamento. 

 

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site