Home > Notícias

Rivais? Mountain Lion e Windows 8 tem mais em comum do que você imagina

Com lançamentos próximos, novos sistemas desktop da Apple e da Microsoft chegam trazendo diversas semelhanças com seus "irmãos" móveis iOS e WP7

Joseph Fieber, PC World / EUA

23/02/2012 às 12h30

Foto:

Com os smartphones e tablets rapidamente ganhando uma ampla adoção no mercado, até mesmo a IBM está dizendo que vivemos em uma “era pós-PC”. É um mundo de portabilidade, apps e aparelhos com telas sensíveis ao toque. Isso fica claro não apenas pelo domínio dos aparelhos mobile e laptops no lado dos hardwares, mas também pela maneira como Apple e Microsoft estão incorporando recursos de suas plataformas móveis aos seus sistemas desktop. 

A Apple começou a incorporar recursos do iOS ao OS X com o Lion, lançado no meio de 2011, e continuará fazendo isso com o Mountain Lion, que deve chegar até julho. Já a Microsoft usou seu Windows Phone 7 como inspiração, e vai lançar o beta do Windows 8 para desktops e tablets (provavelmente na próxima semana) e possivelmente um telefone baseado no sistema até o final deste ano. As duas abordagens parecem render resultados similares.

Confira abaixo sete maneiras como o Mountain Lion e o Windows 8 incluem recursos que eram encontrados inicialmente em aparelhos mobile.

1. App Store

A Apple popularizou a App Store com a plataforma iOS, e no Lion adicionou a Mac App Store para que os usuários OS X pudessem adquirir apps e até mesmo atualizações de sistemas online. O Mountain Lion dará preferência aos apps “mais seguros” da App Store, e vai até mesmo fornecer uma opção para evitar a instalação de aplicativos que não sejam da App Store. O Windows incluirá a Windows Store com funcionalidades parecidas, afim de permitir uma maior facilidade na navegação, compra e instalação de apps Windows.

2. Tela Cheia

A interface Metro do Windows 8 vai se livrar da barra de tarefas e do menu de inicialização para rodar apps em tela cheia, fornecendo uma experiência parecida com um tablet. O Lion já introduziu essa opção, e o suporte para apps desse tipo cresce à medida que eles são atualizados.

3. Sincronização na nuvem

Sincronizar com a nuvem é algo comum para aparelhos móveis, tanto como uma opção de backup quanto para fornecer armazenamento estendido para aparelhos que possuem uma quantidade limitada de armazenamento local. O Windows 8 incluirá integração com o serviço de armazenamento na nuvem SkyDrive, permitindo que os usuários sincronizem documentos Office, fotos, e possivelmente outros tipos de arquivos. O Mountain Lion irá expandir a integração com o iCloud para não apenas sincronizar a maioria dos seus apps, configurações e mídias compradas através dos seus aparelhos Apple, mas também se comportará como um disco na nuvem para documentos.

moutainlioniosfeatures01

Novo sistema Mountain Lion traz diversos recursos do iOS, como Lembretes, Notas e Mensagens

Leia também

- Apple e Microsoft brigarão em 2012 com seus novos sistemas

- Opinião: a Apple nunca irá destronar a Microsoft nas empresas

4. Apps compartilhados

A Microsoft terá apps disponíveis em sua loja que rodarão tanto em desktops quanto em tablets com Windows 8. Alguns vão até funcionar em aparelhos com processadores ARM. O Mountain Lion incluirá versões desktop de uma variedade de apps do iOS, incluindo Lembretes, Notas, e Game Center, além da mudança de nome do app iChat para Mensagens, ficando assim igual ao seu app “irmão” no iOS.

5. Touch

A interface Metro no Windows 8 foi criada tendo em mente aparelhos com telas sensíveis ao toque. A Microsoft também está prometendo uma versão amigável ao toque do seu pacote de produtividade Office. A Apple tem cada vez mais adicionado suporte multi-toque e gestos a muitos de seus apps, apesar de atualmente tudo isso ser alcançado por meio de touchpads embutidos ou adicionais, como o Magic Trackpad.

6. Resume e Standby

O sistema Lion apresentou o Resume, que permite que um computador seja acordado rapidamente do modo “soneca” (“sleep”) ou até mesmo seja reiniciado, com todos os apps e documentos sendo restaurados ao seu estado anterior – de forma muito parecida como um smartphone ou tablet resume atividades anteriores após ficar sem uso por algum tempo. O Windows 8 incluirá o modo standby, permitindo que apps lidem melhor com interrupções no modo soneca, e permitirá ainda alguma conectividade durante esse modo, similarmente a maneira que os smartphones recebem updates de sistema e apps no seu bolso.

7. LaunchPad e Widgets

A Apple adicionou o LaunchPad no Lion, que exibe apps de maneira muito parecida como o iOS faz, com várias páginas de ícones organizados em uma grade. O Windows 8 usará ícones “tijolos”(“tiles”) que atuam como atalhos para apps, mas também apresentam informações, de maneira muito parecida como os widgets costumam fazer em aparelhos mobile.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail