Home > Notícias

Rivais? Novo chip do iPhone 5 é fabricado pela Samsung, diz site

Segundo análise da empresa UBM TechInsights, processador A6 é feito usando processo da empresa sul-coreana. Companhias disputam patentes nos tribunais.

Macworld / Reino Unido

26/09/2012 às 13h19

Foto:

O processador A6 do iPhone 5 é fabricado pela rival Samsung, de acordo com uma análise microscópica do novo smartphone feita pela empresa UBM TechInsights.

Essa análise sugere fortemente que o chip A6 – a unidade central de processamento do iPhone 5 e seu componente mais importante – foi fabricado pela principal rival da Apple na atualidade. 

Em entrevista ao VentureBeat, o gerence de pesquisas técnicas da TechInsights, Allan Yogasingam, explicou as conclusões da empresa sobre o smartphone. “Todos os sinais apontam para a Samsung ter fabricado (o chip). Produzir semicondutores é como uma impressão digital, uma vez que cada processo é único para a unidade de fabricação, neste caso a tecnologia de fabricação de 32 nanômetros da Samsung.”

iphone5a601.png

Processadores anteriores da linha A da Apple também já foram fabricados pela Samsung, mas a extensa batalha judicial das empresas por patentes de tecnologia sugeria que a Apple poderia procurar outro fabricante para os chips dos seus aparelhos iOS. Mas, pelo que parece, negócio é negócio e as rivais estão trabalhando juntas novamente.

Apesar de o chip ser construído na linha de produção da Samsung, o núcleo desenvolvido especialmente para o A6 é um grande passo para a Apple, uma vez que os processadores anteriores A4 e A5 eram baseados em designs adotados da ARM. Após analisar código, tamanho do chip e arquitetura, os especialistas concluíram que a Apple desenvolveu sua própria CPU desde o início em vez de licenciar um design de processador existente no mercado.

chipa6iphone501.jpeg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail