Home > Notícias

Rivais: Samsung anuncia “Mac Mini” com Chrome OS

Chamado de Chromebox, mini-PC roda o sistema da Google e custa US$329, quase metade do preço do Mac Mini nos EUA. Mas aparelho tem configuração mais modesta.

Melanie Pinola, PCWorld/EUA

30/05/2012 às 16h47

Foto:

A Samsung anunciou nesta quarta-feira, 30/5, um modelo mais rápido do netbook Chromebook série 5 e, finalmente, apresentou o Chromebox, um mini-PC que também roda o sistema operacional da Google. 

Chamado de Chromebox Series 3, o novo PC roda o sistema Chrome OS. O mini-PC possui processador Intel Celeron dual-core e 4GB de RAM. Para conectividade, o equipamento oferece wireless-N, entrada Ethernet, Bluetooth 3.0, seis portas USB 2.0 e duas saídas DisplayPort++, compatíveis com HDMI, DVI e VGA.

O equipamento pesa apenas 1,1 kg, possui 3.3 cm de espessura e custa 329 dólares (quase metade do preço do Mac Mini, que custa a partir de 600 dólares nos EUA), e, assim como o mini computador da Apple, não possui teclado e mouse inclusos. Apesar da falta de uma entrada HDMI e de um processador mais poderoso (como i5 ou i7), o hardware mais simples é justificado pelo fato de que o Chromebox foi desenvolvido basicamente para aplicações online.

Leia também:

- Vídeo: conheça o Mac Mini, computador mais acessível da Apple

chromeboxgoogle01.jpg

Computador da Samsung é parecido com o Mac Mini (abaixo)

macmini_390.png

Novo Chromebook

A multinacional também apresentou o novo Chromebook Series 5 550 se parece com seu irmão mais velho, lançado no ano passado, contudo traz upgrades importantes como o dobro de memória RAM (de 2 para 4GB) e um processador melhorado, o Intel Celeron com dois núcleos, ao contário do antigo Atom. De acordo com a Samsung, o novo Chromebook está 2.5 vezes mais rápido do que o modelo anterior, com um tempo de boot de 7 segundos, ao invés de 10. Todavia, a vida útil de bateria diminuiu para 6 horas (originalmente eram 8.5 horas) e o preço também subiu, de 430 para 449 dólares e 499 para 549 dólares nos modelos apenas com Wi-Fi e com 3G integrado, respectivamente. 

Há também algumas atualizações no Chrome OS, que incluem uma nova tela inicial, personalização de fundo de tela, suporte a multi-janelas, integração com o Google Drive e edição offline de arquivos do Google Docs, além de um aplicativo para desktops remotos. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail