Home > Notícias

Rival do iOS: Android será sistema mais usado do mundo, diz pesquisa

IDC divulgou previsão que mostra que Windows apresentará uma queda de mais de 10% nos próximos quatro anos; sistema móvel da Apple ficará em terceiro.

Da Redação

29/03/2012 às 15h15

Foto:

Em 2016, o número de aparelhos com o sistema Windows será menor que a quantidade de aparelhos com o Android, da Google, segundo uma previsão da consultoria IDC. Em quatro anos, a liderança de mercado da Microsoft cairá de 36% para 25%, enquanto a concorrente terá um crescimento de apenas 2%, passando de 29% do domínio do segmento, para 31%, segundo informações do Daily Mail.

Apesar da queda, ao menos 90% dos PCs ainda rodarão o Windows. O aquecido segmento de smartphones deve crescer mais em relação ao de computadores, fazendo com que o sistema da Microsoft caia para a segunda posição mundial. 

Leia Mais: Samsung surpreende e anuncia entregas de 5 milhões de Galaxy Note

No ano passado, 916 milhões de dispositivos móveis e PCs foram vendidos em todo o mundo e esse número de continuar a crescer até 2016, segundo a previsão, atingindo 1.84 bilhão de unidades. Já o número de aparelhos com o sistema iOS, da Apple apresentará um aumento dos atuais 14,6% para 17,3%.

Mesmo com o lançamento de tablets com o Windows 8, previstos para este ano, a consultoria IDC ainda prevê uma “mudança dramática”  para os aparelhos Android. O baixo preço e o grande número de dispositivos rodando o sistema da Google devem ser as razões para a predominância sobre o Windows.

androidMS


Nos próximos quatro anos, o número de vendas de dispositivos móveis devem crescer mais que o de PCs (clique para ampliar)

 

No ano que vem, 1.1 bilhão de aparelhos smart (com conexão à internet) serão vendidos em todo o planeta, mantendo a média de crescimento anual de 15,4%.

 

“Estamos em uma era de diversos dispositivos e acreditamos que a quantidade de pessoas que usam mais um de aparelho continuará a crescer”, declarou o vice-presidente de clientes e displays da IDC, Bob O’Donnell.

“Em muitos casos, os dispositivos móveis serão o principal método de conexão com a internet”, declarou Will Stofega, diretor de programas da consultoria Mobile Phone Technologies and Trends. “O desafio do progresso é integrar todos os dispositivos móveis de pessoa por meio de aplicativos e serviços na nuvem.”

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail