Home > Notícias

Rival do iPad: Microsoft anuncia tablets Surface com Windows 8

Aparelhos tem tela de 10.6 polegadas e incluem uma cópia do Microsoft Office. Case especial de 3mm traz teclado multitoque e trackpad para os usuários.

Rafael Rigues

18/06/2012 às 20h41

Foto:

Fim do mistério: a Microsoft anunciou nesta segunda-feira em um evento em Los Angeles, nos EUA, seus próprios tablets com o Windows 8, batizados de Microsoft Surface.

Um deles, com processador ARM Nvidia Tegra, é chamado de "Microsoft Surface for Windows RT" tem uma tela de 10.6" com resolução de 1366 x 768 pixels, pesa 700 gramas e tem 9.3 mm de espessura. O gabinete é feito de magnésio acumulado por um processo de deposição de vapor (PVD VaporMg), e tem um suporte integrado para que seja possível colocar o tablet "em pé" sobre a mesa sem a necessidade de um case adicional.

O outro, batizado de "Microsoft Surface for Windows 8 Pro", tem design similar, um processador Intel Core i5 "Ivy Bridge" e 13,5 mm de espessura, pesando pouco mais de 900 gramas. Apesar do mesmo tamanho físico, 10.6", a tela tem resolução mais alta que a do modelo com processador ARM: são 1900 x 1080 pixels, ou seja Full HD.  A interface USB também sofre um upgrade, e é USB 3.

microsoft_surface-360px.jpg
Microsoft Surface, com sua "capa teclado"

microsoft_surface_lado-360px.jpg
Microsoft Surface visto de lado. Teclado tem 3 mm de espessura

A Microsoft também mostrou uma capa que protege a tela, com apenas 3 mm de espessura e um conceito inovador: ela inclui um teclado multitoque completo e um trackpad integrado. A capa se fixa ao tablet magneticamente, como a SmartCover da Apple. Há uma outra capa com teclas mecânicas, chamada de Type Cover. Os tablets também podem ser usados com uma caneta, que se prende magneticamente à lateral do aparelho.

Além do sistema operacional, ambas as versões do Surface incluem uma cópia do Microsoft Office. A versão Pro tem um desktop completo, e é compatível com todos os aplicativos já desenvolvidos para o Windows nos PCs tradicionais.

O Microsoft Surface for Windows RT estará disponível em versões com 32 ou 64 GB e "preço comparável aos tablets Windows 8 com processadores ARM" (estima-se que cerca de US$ 500). O Microsoft Surface for Windows 8 Pro chegará às lojas 3 meses depois, em versões com 64 ou 128 GB e "preço compatível ao dos Ultrabooks" (estima-se que cerca de US$ 800).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail