Home > Notícias

Rival do iPhone: Nokia receberá “bilhões de dólares” por acordo do WP7

Microsoft e empresa finlandesa irão cooperar também na área de serviços móveis; smartphones Nokia WP7 só devem chegar em 2012, diz comunicado.

Redação do IDG Now!

21/04/2011 às 12h14

Foto:

A Nokia e a Microsoft anunciaram nesta quinta (21) detalhes do acordo que permitirá à fabricante finlandesa a produção de aparelhos com o sistema operacional Windows Phone 7.

Além de explicitar os termos da parceria, incluindo as contribuições para o desenvolvimento de um chamado "novo ecossistema", as empresas também anunciaram progresso na criação dos primeiros telefones Nokia com WP7.

"No mais alto nível, entramos em uma parceria em que todos ganham”, diz Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia. "A natureza complementar de nossos recursos e a natureza competitiva dessa combinação são as fortalezas de nossa relação”, diz comunicado.

"Nosso acordo é bom para a indústria”, afirma Steve Ballmer, CEO da Microsoft.

O relacionamento é composto por quatro grandes áreas:

1. A combinação de características complementares. Segundo as empresas, isso envolve a entrega da Nokia de soluções de mapas, navegação e certos serviços LBS (baseados em localização) para o ecossistema do Windows Phone. A Nokia também irá contribuir com sua experiência em áreas como imagem, design de hardware e suporte a idiomas, além de auxiliar no desenvolvimento da plataforma WP.

Já a Microsoft irá fornecer os serviços de busca do Bing em todos os produtos da Nokia, assim como colaborar na produtividade, publicidade, jogos, mídias sociais e outros serviços. A combinação de navegação com publicidade e busca irá "habilitar uma melhor monetização da funcionalidade de navegação da Nokia e criar formas completamente novas de faturamento por publicidade", explica o texto.

Leia também: Nokia e Windows Phone: O que pode dar errado no acordo?

O desenvolvimento e fornecimento de ferramentas para a criação de aplicativos locais e globais, incluindo a entrada gratuita de todos os desenvolvedores Nokia no sistema de desenvolvimento do Windows Phone.

Abertura de uma nova loja de aplicativos da Nokia global, que alavanque a estrutura do Windows Marketplace. Os desenvolvedores poderão publicar e distribuir seus conteúdos por meio de um portal de desenvolvimento unificado, para os usuários de Windows Phone, Symbian e S40.

Contribuição da Nokia, na cobrança via operadoras, para que os desenvolvedores tenham acesso aos acordos de cobrança da fabricante com 112 operadoras em 36 mercados.

2. A Microsoft irá receber royalties da Nokia quando os primeiros smartphones chegarem ao mercado. "Os pagamentos são competitivos e refletem o grande volume de produtos que a Nokia pretende despachar", afirma o texto.

3. Por outro lado, o comunicado diz que, "em reconhecimento à natureza única do acordo da Nokia com a Microsoft e das contribuições que a Nokia está oferecendo, a Nokia irá receber pagamentos mensurados em bilhões de dólares" - os valores exatos não são mencionados.

4. Um acordo que reconhece o valor da propriedade intelectual e coloca em questão mecanismos para troca de direitos. "A Nokia irá receber pagamentos substanciais com o isso", diz o texto.

Com o acordo definitivo, as companhias começarão o trabalho com operadoras, desenvolvedores e outros parceiros. A previsão é de que os smartphones Nokia WP7 cheguem ao mercado somente em 2012, diz o comunicado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail