Home > Notícias

Rival do iPhone: Samsung Galaxy S4 chega com tela de 5″

Aparelho da fabricante sul-coreana também tem câmera de 13 MP e uma série de poderosos recursos de software que o destacam da concorrência.

Rafael Rigues

14/03/2013 às 19h58

samsungapple_435.jpg
Foto:

A Samsung anunciou nesta quinta-feira, em um evento no Radio City Music Hall em Nova Iorque, nos EUA, seu mais novo “super-smartphone” Android, o Galaxy S4. O aparelho é o mais novo membro de uma família que já vendeu mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo desde o Galaxy S original, de 2010. Só do Galaxy S III foram 40 milhões de unidades até o início deste ano.

Isso dá ao aparelho uma imensa responsabilidade: não só ele tem de repetir (e de preferência superar) o sucesso de seus antecessores, como também tem de resistir às investidas de concorrentes tanto com Android (como o Sony Xperia Z, HTC One, LG Optimus Pro e outros) quando com o iOS (como um futuro iPhone). Mas a julgar pelo que foi mostrado a Samsung não tem nenhuma intenção de desacelerar e “dar uma trégua” aos seus concorrentes.

Hardware poderoso

O Samsung Galaxy S4 é fino e leve, com 7.9 mm de espessura e peso de 130 gramas, apesar da imensa tela Super AMOLED de 5 polegadas (quase tão grande quanto a do primeiro Galaxy Note) com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e densidade de 440 PPI. O design segue o do Galaxy S III e Galaxy Note 2: lados retos e cantos arredondados, com uma borda mínima ao redor da tela, o que ajuda a reduzir o tamanho. O aparelho estará disponível em duas cores: Black Mist e White Frost.

galaxys4_cores-360px.jpg
O Galaxy S4 estará disponível em duas cores, e tem design similar ao S III

Como no Galaxy S III, o processador do aparelho varia de acordo com a região onde ele será comercializado. A versão "internacional" é baseada em um processador Samsung Exynos 5 de oito núcleos, anunciado durante a CES 2013 em janeiro. Nos EUA e em outros mercados onde suporte a redes 4G LTE é um recurso essencial ele será baseado em um Qualcomm Snapdragon S4 Pro quad-core.

O aparelho tem 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna (também haverá modelos com 32 e 64 GB), expansível com cartões microSD. A câmera traseira também dá um salto, e usa um sensor de 13 MP em vez dos 8 MP do Galaxy S III ou Galaxy Note II. Haverá versões do Galaxy S4 com 3G ou 4G LTE, que será capaz de downloads a até 100 Mb/s e uploads a 50 Mb/s. Também há suporte a redes Wi-Fi nos padrões 802.11 a/b/g/n e ac (a "quinta geração" Wi-Fi), um transmissor infravermelho (para uso do aparelho como controle remoto) e suporte a MHL 2.0 para conexão (via cabo) a TVs de alta-definição.

Software

O sistema operacional do Galaxy S4 é o Android 4.2.2 “Jelly Bean”, com a já tradicional interface TouchWiz da Samsung e seus vários recursos extras. Entre eles o EyeScroll, que rastreia o movimento dos olhos e elimina a necessidade de tocar na tela para “rolar” uma página no navegador ou em um e-book, por exemplo. Outro chamado Air View permite interagir com a tela apenas pairando o dedo sobre ela, sem tocar, de forma similar ao que é possível com a caneta do Galaxy Note II. Paire o dedo sobre um álbum de imagens, por exemplo, para ver miniaturas de todas as imagens no álbum.

O Group Play permite que múltiplos smartphones toquem a mesma música simultâneamente, e o S Translator promete traduzir conversas entre vários idiomas, entre eles o Português Brasileiro, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano e Espanhol, o que pode ser muito útil para os viajantes. O Dual Camera permite gravar vídeo, ou fotografar, com ambas as câmeras simultâneamente, e o Sound & Shot permite adicionar clipes de áudio às fotos.

O S Voice (recurso que nasceu no Galaxy S III) ganhou uma nova versão chamada S Voice Drive, para facilitar o uso do aparelho ao volante sem causar distrações para o motorista. Entre outros recursos, o aplicativo pode ler mensagens de texto em voz alta, e permite que você dite uma resposta sem sequer ter de olhar para a tela.

A Samsung também desenvolveu um novo aplicativo para o PC chamado Samsung Smart Switch que, segundo a empresa, facilita a migração de quase "qualquer smartphone" para o Galaxy S4. Basta instalar o aplicativo, fazer download das informações do aparelho antigo para o PC e transferí-las para o novo. É uma tentativa de atrair consumidores que possam estar pensando em migrar de uma outra plataforma, como um BlackBerry ou iPhone, para o Galaxy S4.

A empresa também aposta em acessórios para conquistar os consumidores. O Galaxy S4 é compatível com a S Band, Body Scale (uma balança) e Heart Rate Monitor (monitor de frequência cardíaca). Juntos eles permitem que o aparelho, através do aplicativo S Health, monitore o peso, frequência cardíaca, padrões de sono, nivel de açúcar no sangue e pressão arterial do usuário. As informações são coletadas em relatórios de fácil compreensão chamados Total Reports.

Data e preço

Segundo JK Shin, diretor da Samsung Mobile Communications, o Galaxy S4 estará disponível em 155 países e 327 operadoras a partir do final de Abril. Ainda não há informações sobre o preço no exterior, nem sobre um lançamento no Brasil.  No ano passado o Galaxy S III chegou ao mercado nacional um mês depois de seu anúncio no exterior. Se isso for alguma indicação, talvez não tenhamos que esperar muito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail