Home > Notícias

Rival para o iPod touch? Microsoft une projeto Natal e Surface

Protótipo usa webcam e projetor para transformar qualquer superfície em uma área sensível ao toque; equipamento cria nova forma de jogo para dispositivos portáteis

Computerworld/EUA

03/03/2010 às 8h37

Foto:

O que aconteceria se a Microsoft reunisse em um único produto as tecnologias do tão falado projeto Natal (que promete turbinar o Xbox 360) com características da Surface, sua tecnologia para computadores que cria superfícies inteligentes sensíveis ao toque? Um console portátil capaz de brigar na área dos games com dispositivos como o iPod touch ou o Nintendo DSi?

Pois esse projeto existe e já pode ser visto em ação. Ontem (2/3), durante o evento TechFest, nos Estados Unidos, pesquisadores da empresa mostraram um protótipo do Mobile Surface, dispositivo compacto que fisicamente lembra um iPhone ou iPod touch. A tecnologia utiliza uma webcam e um projetor digital para transformar qualquer superfície em uma área de controle, sensível ao toque e a movimentos feitos no ar.

Com ele é possível, por exemplo, tocar bateria apenas movendo os braços no ar ou tocando uma mesa na qual é projetada a imagem do instrumento musical. Assim, é possível criar uma experiência de jogo inédita em consoles portáteis, o que poderia criar um rival de peso para plataformas de games como o iPod touch. A Mobile Surface também consegue digitalizar e reconhecer cartões e outros objetos, como faz a versão de mesa da Surface. A empresa não divulgou previsão de lançamento.

Confira o equipamento em ação no vídeo abaixo:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail