Home > Notícias

RJ estreia site para publicar gastos e aumentar transparência para Rio 2016

Transparência Olímpica promete detalhar previsão de custos e montantes gastos, além de cronogramas das obras que preparam Rio de Janeiro para 2016.

Redação do IDG Now!

09/10/2009 às 11h52

Foto:

A Prefeitura do Rio de Janeiro estreou nesta quinta-feira (8/10) o site Transparência Olímpica, prometendo publicar gastos e cronogramas referentes às obras que prepararão a capital fluminense para receber os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo comunicado da prefeitura, o site reproduzirá detalhes dos projetos, como cronogramas das obras e monitoramento de seus andamentos e mostrará os gastos previstos e atingidos por cada uma das iniciativas.

Atualmente, a página de projetos dentro do site lista sete iniciativas, que contemplam da recuperação ambiental da Bacia do Jacarepaguá à criação de corredores de ônibus, ainda sem gastos estimados.

Um mapa do Rio de Janeiro mostrará onde as obras serão realizadas e todo o material apresentado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) durante a escolha da sede estará disponível para consulta.

O Transparência Olímpica também conta com feeds no formato XML que estruturam e oferecem os dados publicados no site em linguagem aberta, o que facilita a criação de mashups para facilitar a criação de serviços online para fiscalização dos gastos.

Inovação na administração pública carioca, a iniciativa já vem sendo contemplada pelo Estado de São Paulo por meio do programa Governo Aberto São Paulo, que pretende oferecer até o final do ano bases de dados integrais e em linguagens abertas que permitam a reutilização das informações em novos serviços digitais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail