Home > Notícias

RJ vai licitar projeto de banda larga gratuita em março

Backbone público deverá estar disponível nas 92 cidades do Rio de Janeiro até o final de 2010. Primeira licitação será em março.

Redação do IDG Now!*

05/02/2009 às 10h01

Foto:

A primeira licitação para o projeto de acesso integrado à banda larga gratuita no Rio de Janeiro será feita em março. Até o final de 2010, as 92 cidades estarão conectadas a um backbone público (a espinha dorsal para uma rede de internet em alta velocidade).

Segundo o professor Franklin  Dias Coelho, do projeto Municípios Digitais, da  Universidade Federal Fluminense (UFF), a universidade pretende completar ainda este ano o Corredor Digital do Vale do Café, que abrange as cidades  de Piraí, Rio das Flores, Barra do Piraí, Valença, Vassouras e Rio Claro, além da Baixada Fluminense. Este é o início ao projeto em todo o Estado.

O projeto prevê a implantação de um sistema de comunicação digital local por meio da instalação de computadores em escolas, telecentros e em terminais públicos dos bairros. A ideia é promover a conectividade e garantir o acesso à internet e à banda larga gratuitos.

Coelho afirma que a licitação prevista para março vai priorizar o padrão de qualidade das empresas e visa a atrair investimento privado para o projeto, que se encarregará de montar a infraestrutura do backbone.

O município de Piraí já tem o processo de conectividade consolidada, com 100% da população coberta pela rede de banda larga. Rio das Flores e Quissamã vêm em segundo lugar, com 70% das casas conectadas à internet em alta velocidade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail