Home > Notícias

Robô ‘imprime’ réplicas 3D de objetos usando plástico em vez de tinta

RepRap, criado por pesquisadores ingleses, cria réplicas tridimensionais de objetos e é capaz de copiar partes de si mesmo.

Computerworld/EUA

23/06/2008 às 10h26

Foto:

Pesquisadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, revelaram nesta segunda-feira (23/06) um "robô" que, além de criar réplicas tridimensionais de objetos, replica sua própria estrutura.

A máquina open source, apelidada de RepRap, atua como uma impressora 3D que, em vez de imprimir documentos no papel, usa fotos para produzir objetos plásticos.

O objetivo da equipe inglesa é criar um robô capaz de produzir processadores e placas de circuitos para que as pessoas possam criar seus próprios computadores, segundo o diretor da RepRap Research Foundation, Zack Smith.

“Queremos que todas as pessoas tenham esta impressora em suas mesas. Se for possível criar placas de circuito com o robô, os usuários poderão construir as suas em casa. Os eletrônicos open source são um movimento que tem ganhado espaço”, afirma o diretor.

Recentemente, cientistas da Universidade Carnegie Mellon criaram blocos para crianças criarem robôs. Além disso, em 2007, o MIT Media Lab desenvolveu uma linguagem de programação para criações interativas com blocos gráficos.
++++
Embora as impressoras 3D existam no mercado há cerca de 25 anos, a RepRap é a primeira a criar as estruturas de seus objetos. Em vez de usar cartuchos de tinta, o robô aquece materiais plásticos para criar as formas.

Por enquanto, a máquina criou objetos como sandálias e ganchos para pendurar casacos, além de criar cópias de suas próprias peças.

Smith revela que pode levar 20 anos para que o robô replique toda sua estrutura. “E copiar um chip de computador precisa de muito mais precisão”, conclui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail