Home > Notícias

Rumor sobre a Apple faz Samsung perder US$10 bilhões em valor

Queda aconteceu após site Digitimes informar que empresa de Cupertino fechou contrato com empresa Elpida para fornecimento de chips

Macworld / Reino Unido

21/05/2012 às 10h53

Foto:

As ações da Samsung caíram após o surgimento de uma notícia dando conta que a Apple teria mudado sua fornecedora de chips da fabricante sul-coreana para a Elpida.

Conforme noticiado em março, a memória RAM do novo iPad é de 1GB de DRAM composta de duas partes de LP DDR2 de 4GB da Elpida. Agora o site Digitimes, citando fontes da indústria, afirma que a Apple realizou grandes pedidos de DRAM junto a Elpida. A encomenda aparentemente corresponde a metade de toda a produção de chips da unidade de produção da empresa em Hiroshima, no Japão.

De acordo com informações da agência Reuters, a Samsung perdeu cerca de 10 bilhões de dólares em valor de mercado após a notícia de que a Apple trocou de fornecedor de chips. A queda registrada na última quarta-feira, 16, foi a maior diminuição diária registrada pela empresa sul-coreana em quase quatro anos.

“Parece que a Apple não quer ver a Samsung e a SK hynix dominarem o mercado de chips. A Apple quer manter seu poder de barganha ao deixar a Elpida funcionando”, afirmou o analista de investimentos da LIG Investment & Securities, Choi Do-yeon, em entrevista à Reuters.

Citando vendas de memórias abaixo do esperado, a Elpida está atualmente em busca de uma linha de 1,2 bilhão de dólares do governo japonês.

Enquanto isso, a Micron Technology Corp, que estaria em processo de negociação para adquirir a Elpida, viu suas ações subirem após a notícia do contrato entre a empresa e a Apple.

Atualmente, a Samsung detém mais da metade do mercado mundial de chips DRAM. Apesar de serem rivais nos tribunais por conta de disputas de patentes de aparelhos mobile, a Apple é a maior compradora de chips e telas da Samsung.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail