Home > Notícias

Rumores dizem que Apple prepara tablet de cerca de US$ 500

Segundo o AppleInsider, equipamento teria tela sensível ao toque entre 7 e 10 polegadas

John Cox, Network World/EUA

22/05/2009 às 15h03

Foto:

Sai o boato do netbook da Apple e entram em cena os rumores de que a empresa prepara para o ano que vem um tablet  com tela de 7 a 10 polegadas multitouch, que custaria entre 500 e 700 dólares. A especulação vem do AppleInsider.com, que cita analistas de mercado.
 
A previsão é um tanto quanto arriscada, se levarmos em consideração que o COO da Apple, Tim Cook, já destacou a pequena margem de lucros obtidos com os netbooks baseados no Windows.
 
Em março, Michael Jones, do Mac.Blorge.com,  afirmou que os rumores de um netbook/tablet da Apple foram os mais interessantes – e os menos confiáveis. Steven J. Vaughan-Nichols,  do  Computerworld – EUA, pediu aos seus leitores que perdessem as esperanças sobre o possível lançamento, já que as especulações haviam sido baseadas em apenas uma fonte – uma reportagem  publicada em um jornal asiático. A reportagem dizia que uma fabricante asiática de displays estaria trabalhando com a Apple em “novos produtos”.

Apesar das declarações de Cook, os netbooks estão em constante crescimento no mercado de eletrônicos, e os usuários corporativos mostram grande interesse pelo produto.
 
Um “nettablet” multitouch baseado no Mac OS seria um grande diferencial, um novo esforço da empresa para aumentar a participação no setor de computadores portáteis. De acordo com uma pesquisa feita por Gene Munster, da Piper Jaffray, a prioridade de investimentos da Apple está focada em patentes de tecnologia multitouch.
 
Munster admitiu que não tem conhecimento de fabricantes de componentes para produtos Apple fornecendo qualquer tipo de protótipo de tablet touch. Mas o  AppleInsider afirma que esses fabricantes têm conversado constantemente com a Apple sobre as peças necessárias para construir um. “Nosso estudo aponta que o equipamento custará em torno de 500 a 700 dólares”, afirma Muster.
 
Munster especula que o Mac touch tablet poderia ter um sistema operacional híbrido,  reunindo os recursos mais robustos do Mac OS com o suporte de tela sensível ao toque do iPhone OS.

Uma estratégia para a distribuição dos tablets da Apple seria formar parcerias com operadoras de celular – assim como fez com o iPhone - para subsidiar o nettablet por um ou dois anos com planos de dados.

A Apple poderá ainda integrar um modem via celular no tablet para uma determinada operadora de rede. A AT&T recentemente anunciou um acordo semelhante: ainda este ano vai começar a vender netbooks com conexão via celular da Acer, da Dell e da Lenovo, por menos de 99 dólares, com planos de dados que vão de 40 a 60 dólares por mês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail