Home > Notícias

Safari triplica participação de mercado com nova distribuição

Controversa estratégia de distribuição automática gerou número surpreendente de presença do browser no Windows

Techworld/Reino Unido

06/05/2008 às 11h51

Foto:

A Apple triplicou a participação de mercado do navegador Safari no Windows por meio da controversa estratégia de distribuição automática, segundo a Net Applications.

Mas a Microsoft e a Mozilla ainda não precisam se preocupar - mesmo com o crescimento o Safári ainda responde por menos de 1% do mercado.

Quando lançou o Safari 3.1 no ultimo mês, a Apple enviou o navegador a usuários de outras aplicações populares no desktop, incluindo iTunes e QuickTime. Estes programas usam uma aplicação chamada Softare Update Service para instalar correções e novas versões dos produtos.

Normalmente, o Software Update Service não é usado para enviar novas aplicações, mas a Apple colocou o Safari 3.1 como uma opção pré-selecionada de download.

“Claramente, é um risco calculado pela Apple, que irritou ou ludibriou alguns usuários”, disse a Net Applications.

O movimento parece estar funcionando, já que a participação de mercado do Safári subiu de 0,07% para 0,21%, e tende a continuar subindo graças ao grande número de computadores com o iTunes instalado.

No último mês, John Lilly, CEO da Mozilla criticou a estratégia da Apple, dizendo que ela lembra a “distribuição de programas maliciosos”.

Diante das críticas, a Apple mudou a ferramenta de atualização para os usuários do Windows, separando as atualizações para programas antigos dos softwares novos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail