Home > Notícias

Sai versão alpha do Fennec, browser da Mozilla para tablets Nokia

Download do Firefox para celulares deve ser liberado nesta quinta-feira (16/10), e navegador poderá ser visto em PC com emulador.

IDG News Service/ EUA

16/10/2008 às 17h51

Foto:

A Mozilla deve oferecer o download, nesta quinta-feira (16/10), da versão alpha do navegador móvel Firefox, com o codinome Fennec, para tablets da Nokia. O primeiro lançamento público do browser funcionará com os dispositivos N810 e N800.

Além do navegador Fennec em versão alpha, a Mozilla oferece um emulador para PC que os desenvolvedores podem baixar em seus computadores para visualizar a interface e recursos do browser para celulares, afirma o vice-presidente da área móvel da Mobilla, Jay Sullivan.

Leia mais:
> Veja o primeiro preview do Fennec
> Mozilla quer revolucionar navegação móvel

“Queremos que nossa comunidade possa testar e criar add-ons”, diz o executivo. “O próximo passo é otimizar o desempenho do Fennec.”

Os dispositivos N800 usam o Linux, enquanto o grupo de desenvolvedores da Mozilla está criando uma versão do Fennec para aparelhos com Windows Mobille.

Além disso, Sullivan afirma que a equipe está criando uma versão do browser para aparelhos LiMo, baseados no Linux, e para o sistema Symbian. O executivo, contudo, não informa um prazo de lançamento definitivo do Fennec.

O download da versão alpha do Fennec deve ir ao ar no site Mozilla.org ainda nesta quinta-feira (16/10).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail