Home > Dicas

Saia do lugar comum e faça colagens de suas imagens digitais

Use a criatividade para criar composições bacanas e interessantes para compartilhar as imagens

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

29/01/2008 às 12h56

colagem_fotos_150.jpg
Foto:

colagem_fotos_150

Final de férias, um mundo de fotos tiradas e seus amigos e familiares pedindo pra você mandar cópias para eles. Esta é uma boa oportunidade para você fazer algo diferente. Em vez de simplesmente baixar as imagens da sua câmera e enviá-las pelo correio eletrônico, que tal separar as mais bacanas e fazer uma colagem delas?

Criatividade e bom senso podem ajudar na composição de um resultado interessante. Ao dispor as imagens de uma determinada forma, com um recorte diferente, pode-se contar uma história e reviver, por meio de imagens, a situação em que as fotos foram clicadas.

Mais destaques de PC WORLD:

Nesse passo-a-passo mostramos como fazer isso utilizando o Photoshop CS2. Embora a maioria dos comandos possa ser acessada utilizando atalhos de teclado, optamos por indicar o caminho exato de cada comando para ajudar quem possui uma versão diferente de editor de imagens. Aproveite para conhecer como esses comandos funcionam e use sua imaginação para chegar a projeto bem interessantes.

Dimensione a imagem final – Ao fazer uma colagem de imagens é importante que se defina o tamanho da área de trabalho. Isso vai variar de acordo com o que se deseja. Vamos supor que o projeto é montar uma colagem que resulte em uma foto impressa no tamanho 10 centímetros por 15 cm.

Com o Photoshop aberto, clique em Arquivo, Novo e, na caixa de diálogo que abrir, coloque as dimensões da imagem (atente para usar a escala correta: cm) e escolha a resolução mais adequada a seu trabalho. Clique em Ok.

colagem_fotos_001

Crie camadas – Cada imagem que será adicionada ao projeto deve ocupar uma camada (layer) diferente. Em outras palavras, crie uma camada para cada nova foto que for adicionar.

Clique em Camada, Nova e Camada novamente. Se quiser, dê um nome para a camada – por exemplo, como o nome da imagem que ele vai conter. Em projetos com várias imagens (camadas), pode ser útil localizar uma determinada camada se você souber ou nome dela. Clique em Ok. Esse procedimento deverá ser repetido a cada nova imagem.

colagem_fotos_002++++

Adicione as imagens – Com uma nova camada criada, você deve escolher dentre as sua imagens a que deseja usar. Clique em Arquivo, Abrir e navegue até localizar a imagem desejada. Clique em Abrir. Caso deseje, edite a imagem antes de levá-la para a sua colagem.

Para selecionar a imagem toda, clique em Selecionar e depois Tudo (uma borda pontilhada irá surgir na imagem que você acabou de abrir). Agora clique em Editar e Copiar para mandar a imagem selecionada para a área de transferência.

Clique uma vez na imagem que você está compondo e selecione Editar e depois em Colar. A imagem selecionada vai surgir e você poderá editá-la, reposicioná-la ou mudar sua orientação. Para isso, clique em Editar e depois em Transformação Livre (Free Transform). Uma vez terminado esse processo, pressione a tecla Enter.

Por uma questão de segurança – e também para que evitar que se perca o trabalho já realizado, sugerimos salvar a imagem a cada foto que for adicionada a seu projeto.

colagem_fotos_003

Como lidar com as camadas – Pode ser que ao longo da composição de sua colagem, você fique insatisfeito com a determinada posição, tamanho ou qualquer outra característica de uma foto que já estava lá. Saiba que é possível mudar isso.

Cada camada que foi criada é adicionada à caixa de Camadas localizada na barra lateral direita do Photoshop. Clicar em uma determinada camada torna aquela camada ativa e você poderá fazer as alterações que deseja. Aproveite para conhecer as funcionalidades que o comando Camada oferece. É possível, por exemplo, reposicionar uma camada para que ela sobreponha uma outra.

colagem_fotos_005++++

Finalização – Uma vez que a colagem esteja do seu agrado, você pode simplesmente salvar o projeto e enviar para sua impressora de fotos ou para que um laboratório a imprima. No entanto, o arquivo criado será muito grande, já que o Photoshop mantém todas informações referentes a cada uma das imagens (camadas) que foram adicionadas à colagem.

Isso é ruim? Depende. Imagine se, mais tarde, você resolver retirar uma imagem de sua colagem, como uma ex-namorada, por exemplo. Basta entrar no projeto, selecionar a camada referente a imagem indesejada e apagá-la. Simples assim.

Agora, se você não quer que ninguém mexe em sua obra de arte – ou se a idéia é criar um arquivo menor que possa ser enviado por e-mail ou carregado no Flickr, então você deverá pedir ao Photoshop para descartar todas as informações adicionais e manter apenas a imagem final. Para isso, selecione Camada e Achatar imagem (Flatten imagem) e pronto. Salve o arquivo novamente.

colagem_fotos_006

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail