Home > Dicas

Saiba como acessar o Buzz sem receber a autorização do Google

Dá para contornar a falta de convite e experimentar o novo serviço do buscador em um smartphone ou a partir do browser no PC.

Patrick Miller, da PC WORLD/EUA

11/02/2010 às 16h00

gmail_buzz_150.jpg
Foto:

gmail_buzz_150.jpgSe você está cansado de bater na tecla F5 dentro do Gmail para verificar se o Buzz já está disponível em sua conta, saiba que é possível contornar esta dificuldade e desfrutar de mais este componente criado pelo Google para integrar seus próprios serviços e outras redes sociais.

Use seu smartphone

 

Se você tem um celular ou smartphone com acesso à internet pode começar a passear pelo Buzz. Na maioria dos casos, é possível abrir o Buzz na página inicial do Google no seu navegador móvel e, simplesmente, começar a enviar spams para seus felizardos amigos que tenham recebido o convite para usar o serviço.

Alguns usuários relataram que tiveram problemas com o Web Buzz, mas não encontramos nenhum, utilizando a aplicação Google Maps Mobile.

No iPod Touch também não houve qualquer dificuldade ao acessar o serviço dentro do Safari, mas - incrivelmente - para algumas pessoas que usaram celulares com Android (o sistema operacional móvel do Google) não funcionou tão bem.

buzz_smartphone.jpg

Desde que a maioria das pessoas não tem acesso a todas as funções do Google Buzz, o seu fluxo será limitado na maioria das vezes, à observação do fluxo de "buzzinadas". O aplicativo da web não parece incluir suporte para anexar fotos feitas pela câmera do celular, apesar dos links do Youtube funcionarem bem.

buzz_smartphone1.jpg

As funcionalidades de geolocalização e o Google Maps são ferramentas que possibilitam enxergar quem está ao seu redor. É possível também construir a lista de seguidores, buscando seus contatos no Gmail.

Mascare seu smartphone
Se o seu celular não for tão prático para habilitar o Buzz no navegador, ainda é possível fazê-lo. Basta informar ao servidor do Google que seu aparelho é um iPod Touch ou iPhone. Assim ele irá abrir o aplicativo da web em vez da página inicial do Google Buzz carregada nos navegadores em PCs.

Em primeiro lugar, faça o download do Safari. Então clique no ícone com desenho de uma engrenagem, no canto superior direito. Clique na guia Avançado e marque a caixa que está escrito Show Develop Menu.

safarisetup.jpg

Feche a caixa de diálogo, clique no ícone da engrenagem novamente e escolha a opção Show Menu Bar. Em seguida, escolha Develop Menu, User Agent e, por fim, escolha Mobile Safari 3.1.2 iPod Touch (ou iPhone).

Agora, todos os sites irão reconhecer seu aparelho como se fosse um iPhone – que incluirá o menu do Google Buzz.

Acessando o Buzz por meio de seu perfil do Google
Há outra maneira de começar a usar o navegador do Google Buzz no PC sem o uso de aplicativos, mas note que isso significa que somente poderá editar a sua lista, ver posts de Buzz de seus amigos e comentá-los.

Desde que o Buzz é amarrado em aplicações do Google (Picasa, Google Reader e toda série de serviços do Google), é muito provável que o acesso fique limitado se usar apenas o navegador.

buzz_scenarie.jpg

Para acessar o Buzz completamente, é necessário ter um profile público. Se você já estiver conectado a sua conta no Google, verifique no menu de opções se o seu perfil é público. Para acessar todas as funcionalidades, é necessário preencher os campos de nome, sobrenome e ter uma imagem (no campo foto).

Uma vez adicionado o seu perfil com sucesso para o Google Buzz, será possível ver e editar a lista de pessoas que você segue e ver a lista de quem está o seguindo. O Google Buzz aderiu ao formato do Twitter, onde as pessoas podem segui-lo sem sua aprovação.

Para bloquear usuários você terá que fazê-lo em sua página de perfil do Google e não a partir da lista de seguidores que aparece nas aplicações (Google Maps, Gmail etc.).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail