Home > Dicas

Saiba como acionar a limpeza automática da lixeira no Mac

Apesar de não estar disponível como um fluxo de trabalho do automator, recurso pode ser acionado por meio de um AppleScript

Macworld / EUA

10/02/2012 às 12h30

Foto:

O leitor Collin Merrill escreveu dizendo que gostaria de automatizar uma tarefa comum, porém potencialmente arriscada, em seu Mac.

“Estava apenas pensando se existe um fluxo de trabalho no Automator para esvaziar a lixeira (Lixo). Sou relativamente novo no mundo dos Macs, e não tenho quase nenhuma experiência com o Automator.”

Como você provavelmente percebeu, apesar de existir uma ação no Automator para mover itens para o Lixo (encontrado na área Arquivos & Pastas / Files & Folders), não existe uma ferramenta específica para então esvaziar a lixeira. E essa é uma iniciativa esperta da Apple, uma vez que possui uma ação desse tipo poderia levar a situações do tipo “Ah espera, eu não queria deletar isso!”.

Mas os designers inteligentes do Automator forneceram uma saída para situações como essa. E essa saída é o AppleScript. Apesar de você não poder ter acesso a uma ação Esvaziar Lixeira criada pela Apple, é possível construir um AppleScript que realiza essa tarefa que está incluída como parte do seu fluxo de trabalho. Vamos demonstrar isso ao criar um fluxo de trabalho que apenas esvazia a lixeira quando executado.

Abra o Automator, escolha o tipo fluxo de trabalho que quer criar (nesse caso, vamos escolher um fluxo de trabalho Aplicativo / Application), e na janela resultante selecione a opção Utilitários (Utilities) na primeira coluna do Automator e arraste a ação Rodar AppleScript (Run AppleScript) para a área do fluxo de trabalho à direita.

Destaque o texto que diz (* You script goes here * / * Seu script fica aqui *) e digite:

 tell application 

"Finder" empty the trash 

end tell 

O conteúdo completo dessa ação Rodar AppleScript deve ficar assim:

esvaziarlixeiramac01.jpg

Salve seu fluxo de trabalho no desktop. Certifique-se de que tenha algo no Lixo (e que você realmente queira esvaziar a lixeira) e então dê um clique duplo no seu fluxo de trabalho para executá-lo. A lixeira será esvaziada.

E esse é a ideia. Quando você não conseguir encontrar uma maneira de realizar uma tarefa ou outra com as ferramentas padrão do Automator, é possível que consiga fazer o trabalho usando o AppleScript.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail