Home > Dicas

Saiba como alterar o modo de exibição de imagens no iPhoto

Aprenda a organizar suas fotografias por data da maneira que achar mais adequada no software da Apple

Macworld / EUA

07/07/2011 às 14h54

Foto:

Um leitor que prefere se identificar apenas pelas iniciais L.N. enviou uma pergunta a sobre classificação de imagens no  software iPhoto:

Estou escrevendo para perguntar se há alguma maneira de mudar a maneira como os eventos do iPhoto se comportam quando são classificados por data. Especificamente, o iPhoto classifica os eventos por data com base na informação mais antiga do evento, e prefiro fazer essa organização baseado na data mais recente.

Daremos algumas respostas diferentes para esse questionamento. Se o objetivo for simplesmente classificar imagens em um evento, a resposta é simples. Basta escolher View, Sort Photos e selecionar uma das opções Date, Keyword, Title ou Rating. A configuração padrão é Date. Embaixo dessas opções estão entradas Ascending e Descending. Elas são essenciais para separar as fotos a partir da mais nova ou mais antiga do evento. Escolha Ascending e as imagens mais antigas do evento vão aparecer no topo do painel e vice-versa. Esses comandos funcionam de maneira similar com os álbuns do iPhoto.

 

iphoto390

iPhoto: exibição das fotos por data mais antiga

Por outro lado, se você está perguntando sobre como derrotar o hábito do iPhoto de forçar um evento para o topo ou parte inferior da lista tendo como base a data de sua imagem mais antiga, a história é outra. Para quem não sabe do que estamos falando, vamos explicar:

O iPhoto separa eventos utilizando a data da imagem mais antiga do evento. Então, por exemplo, se você tem cinco imagens em um evento com a mais antiga sendo de 2000 e a mais nova de 2011, o evento será preenchido com outros eventos do ano 2000. Se você está querendo que o iPhoto classifique os eventos pela imagem mais nova, saiba que não é possível.

O que você pode fazer, no entanto, é dividir o evento para que as imagens estampadas com  uma data em particular apareçam juntas em um evento. Para fazer isso, selecione seu evento e escolha Events, Autosplit Selected Events.

As imagens serão divididas em eventos separados que acontecem no período de tempo escolhido nas preferências gerais do iPhoto (a configuração padrão é Um evento por dia, mas você pode mudar para Um evento por semana, Intervalo de duas horas, intervalo de oito horas, entre outro). Então, citando nosso exemplo, a imagem de 2000 vai aparecer com outras imagens tiradas neste dia e a imagem de 2011 vai se juntar aos seus irmãos e irmãs mais recentes em um evento separado.

“Mas espere, eu ainda quero colocar essas imagens juntas!”, você pode dizer. “Isso não faz o que eu quero.”

Verdade. Mas, como foi sugerido anteriormente, o que o usuário quer não é possível. No entanto, você tem algumas outras opções. Uma é usar a classificação manual. Enquanto estiver visualizando eventos, escolha View, Sort Events, e então selecione a opção Manually. Agora, arraste seus eventos para onde quiser.

A outra opção é depender dos álbuns em vez dos eventos. Crie um álbum com as imagens em um evento e então arraste seu álbum para onde quiser no painel da biblioteca do iPhoto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail