Home > Dicas

Saiba como compartilhar seus arquivos com o iCloud

Serviço de armazenamento e sincronização da Apple possui bons recursos, mas limitações podem atrapalhar trabalho do usuário. Entenda como usar ferramenta.

Macworld / EUA

11/10/2012 às 20h01

Foto:

O novo sonho da computação é manter todos os seus arquivos “na nuvem”, em servidores remotos que você pode acessar a partir de qualquer lugar a qualquer momento. O serviço de armazenamento e sincronização baseado na nuvem da Apple, o iCloud, estreou em junho de 2011. Mesmo assim, foi só a partir do lançamento do OS X Mountain Lion, em julho de 2012, que aplicativos suficientes começaram a suportar a sincronização de documentos com o iCloud para tornar esse recurso útil. Trabalhar com o iCloud é algo razoavelmente simples, mas é preciso saber algumas regras básicas se você planeja começar a armazenar seus documentos na nuvem.

Ative documentos e dados

Se você não possui uma conta gratuita no iCloud, ou se está entrando agora no serviço, essa matéria especial passa uma visão geral de como configurar uma conta nova no iCloud. Para armazenar documentos na nuvem – não importa qual aplicativo coloca seus arquivos aí – você também precisa ativar a configuração Documentos e Dados (Documents & Data) no painel iCloud nas Preferências de Sistema (System Preferences), assim como nos Ajustes de qualquer aparelho iOS que você planeja usar (para fazer isso, vá em Ajustes > iCloud). Uma vez que fizer isso, qualquer aplicativo compatível com o iCloud pode armazenar arquivos no serviço.

Busque por aplicativos compatíveis

Por enquanto, apenas um número limitado de aplicativos pode armazenar arquivos no iCloud. Por arquivos, queremos dizer documentos que você cria, não dados que um app como Calendário armazena na nuvem. No Mac, muitos dos apps da Apple suportam o iCloud, incluindo Preview, TextEdit, o pacote iWork’09 (Pages, Numbers, e Keynote), e GarageBand.

Apps de terceiros que armazenam documentos na nuvem incluem editores de texto como iA Writer, Byword, e Smultron; editor de PDF como PDFpen; editor gráfixo como Pixelmator; e alguns outros. Neste ponto, os programas compatíveis podem produzir arquivos nos formatos do pacote Microsoft Office, mas o Office em si não tem suporte para o iCloud.

Vale notar que a Apple só permite que apps vendidos pela sua loja Mac App Store usem o iCloud para armazenar arquivos. Se os seus apps favoritos de produtividade só são vendidos pelo desenvolvedor, você está sem sorte.

Salve documentos na nuvem

Se você está usando um aplicativo que pode salvar documentos na nuvem, fazer isso é razoavelmente simples. Digamos que você está usando o TextEdit. Após criar um novo documento, aperte Command+S, e certifique-se de que o menu Onde (Where) mostre o iCloud. Dê nome ao arquivo e clique em Salvar (Save), e o documento será enviado para a nuvem.

dicaicloud01.png

Uma vez que você salvar um documento na nuvem, pode acessá-lo a partir de vários aparelhos. Digamos que você tenha um desktop e um notebook da Apple; você pode salvar qualquer arquivo na estrada no iCloud e acessá-lo a partir de qualquer computador desde que utilize o mesmo aplicativo.

Abra documentos salvos na nuvem

Para abrir arquivos que você salvou no iCloud, aperte Command+O em um aplicativo com suporte para iCloud, então clique no botão iCloud. Você verá algo parecido com isso:

dicaicloud02.png

Note que na imagem acima você vê uma pasta. Para criar uma pasta, apenas arraste um arquivo para cima do outro, como faria com ícones de apps em um iPhone ou iPad. Nomeie a pasta, e ela será salva no iCloud.

Mova documentos existentes para a nuvem

Você pode ter uma variedade de arquivos no seu Mac que gostaria de colocar na nuvem; esse é um processo simples. Apenas abra o arquivo com um aplicativo que consiga colocar os documentos no iCloud, selecione File -> Move To (Arquivo -> Mover Para), então selecione iCloud no menu Where (Onde). Se quiser mover um arquivo da nuvem para o Mac, clique no menu Where e encontre a pasta onde você quer colocar o arquivo. Se a pasta aonde você quer colocar o arquivo não está no menu, selecione Other (Outros) a partir da parte inferior do menu, e navegue até o local de sua escolha.

Aprenda a viver dentro de um app

O iCloud é um ótimo lugar para armazenar arquivos que você precisa acessar em diferentes computadores. No entanto, existem limites, alguns dos quais podem ser bastante incômodos. O principal problema é que os arquivos só podem ser acessados por meio dos aplicativos que os criaram. Se você criar um arquivo com o TextEdit, por exemplo, pode salvá-lo em uma variedade de formatos, como RTF e .doc (formato do Word). No entanto, você não pode abrir esses arquivos com o Word. Na verdade, não é possível abri-los com qualquer outro programa que não seja o TextEdit – pelo menos no iCloud.

Você pode, obviamente, mover um arquivo do iCloud para seu Mac, como explicamos assim, e então abri-lo com o Word, mas isso adiciona um passo a mais ao processo. Fracamente, se você precisa passar os arquivos entre diferentes aplicativos, talvez seja melhor usar o Dropbox.

Encontre arquivos que não aparecem em aparelhos iOS 

Os programas do pacote iWork, da Apple – Pages, Numbers, e Keynote – possuem versões equivalentes no iOS que te permitem acessar no iPad e iPhone arquivos que você criou no Mac. Mas o mesmo não vale para, digamos, o TextEdit ou Preview.

Se você salvar um arquivo TextEdit no iCloud, ele fica em um “buraco negro” para o iOS. Quando você pegar seu telefone, por exemplo, não há como acessá-lo – o arquivo está na nuvem, mas seu aparelho não tem a chave para abrir seu contêiner, digamos. Apesar de ser possível mover arquivos da nuvem para o Mac, não é possível fazer o mesmo em um aparelho iOS. Você terá de voltar ao seu Mac para encontrar o arquivo e então movê-lo.

Dependendo do que você precisa fazer, uma variedade de editores de texto de terceiros pode te ajudar a preencher esse vazio deixado pelo iCloud. Por exemplo, os editores de texto iA Writer e Byword possuem versões para Mac e iOS. Se você quer escrever no Mac, e então mudar para o iPad, os dois apps (juntamente com outros editores de texto) te permitem fazer isso.

Acesse seus arquivos do iCloud no finder

Apesar de confiar seus arquivos ao iCloud significar confiá-lo a servidores localizados em algum lugar, os arquivos também ficam armazenados no seu Mac. Na verdade, eles estão armazenados em uma pasta um pouco estranha que parece estar permanentemente conectada com a nuvem, desde que você tenha acesso a Internet.

Pode você visualizar essa pasta a partir do Finder ao escolher Go –> Go To Folder (Ir -> Ir para a Pasta) e então digitar “~/Library/Mobile Documents/” e clicar em Go. Nesta pasta, você verá uma variedade de outras pastas, algumas com nomes estranhos, mas todas todos trazendo nomes de aplicativos.

dicaicloud03.png

Por exemplo, na pasta “com~apple~TextEdit”, você pode visualizar alguns dos arquivos na imagem acima. Se precisar acessar qualquer arquivo no iCloud, é muito mais rápido copiá-los para essa pasta do que abrir um aplicativo e então mover um arquivo. Você pode até criar uma pasta inteligente (smart folder) que encontre todos os documentos nesta pasta local do iCloud.

Conclusão

O iCloud é uma ótima ideia, e pode ser muito útil. Desde que você saiba quais os seus limites, o iCloud pode tornar-se uma parte essencial do seu fluxo de trabalho. Gostaríamos de fazer mais flexibilidade com os aplicativos, para que você pudesse criar um arquivo em um arquivo e então acessá-lo a partir de outro. Mas, por enquanto, você só precisa estar consciente dessas limitações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail