Home > Dicas

Saiba como compartilhar suas fotos de final de ano com privacidade

Listamos os melhores sites e programas para você dividir de forma segura e criativa as imagens e lembranças dessa época do ano

Macworld / EUA

09/12/2010 às 17h26

Foto:

As festas de final de ano já estão chegando, e para muitas pessoas essa época significa oportunidades infinitas para tirar boas fotos. Após comer o último panetone, você vai querer compartilhar suas imagens com todos os seus familiares. Mas talvez você também queira manter em família (que também pode incluir amigos) aqueles momentos embaraçosos de fotos coletivas com gorro de Papai Noel ou imagens de bebês recém-nascidos. Uma opção é enviar algumas fotos por vez via e-mail. Só que para grandes quantidades de arquivos essa pode ser uma solução desajeitada. Veja abaixo alguns sites e técnicas para compartilhar suas fotos enquanto mantém controle sobre sua privacidade.

Crie galerias grandes e particulares

O pessoal do Smugmug (smugmug.com) descreve o site como o “Fort Knox para suas fotos” (pequena cidade de Kentucky que abriga a base do exército norte-americano). Apesar de não possuir soldados armados de verdade, o serviço oferece várias opções de privacidade, desde senhas para proteger o site todo até a possibilidade configurar códigos individuais para galerias específicas. Também é possível utilizar uma URL privada fornecida pelo site para que seus amigos e familiares possam acessar o conteúdo sem precisar digitar uma senha. No entanto, o Google ainda pode encontrar e indexar seu site, a menos que você dê uma boa olhada em suas configurações de privacidade. O preço começa em 40 dólares por ano para uploads ilimitados de fotos e sobe para 60 dólares se você quiser incluir videoclipes de até 10 minutos.

O Phanfare é parecido com o SmugMug, mas um pouco mais caro (a partir de 99 dólares por ano; phanfare.com). Como o outro site, o Phanfare te permite personalizar galerias e fazer upload de todas as fotos e vídeos de até 20 minutos que você conseguir durante a época de final de ano (incluindo imagens no formato RAW), mas sem custo adicional além da taxa anual. Os dois sites te permitem criar seus próprios temas para cada galeria e pedir impressões também pela página. Vale lembrar que, se você não quiser que a galeria apareça no Google, é necessário optar por ser excluído do mecanismo de busca nos ajustes de privacidade.

 

finaldeano01.jpg

Exemplo de galeria do Phanfare

Compartilhe suas imagens instantaneamente
Resista à vontade de realizar uma transmissão "ao vivo" via Twitter do seu jantar de Natal para o mundo todo. Em vez disso, conecte-se apenas com os seus familiares que não puderam aparecer para a ceia com um aplicativo chamado Vix Photos (US$0,99; vixphotos.com).

O app te permite criar um canal em que outras pessoas podem ver suas atualizações imediatamente por meio do programa Vix Photos ou pelo site do software. Você pode adicionar novas imagens à medida que as produz, e apenas "espectadores" autorizados poderão ver seus álbuns. Dessa maneira, suas fotografias ficam privadas e você não importuna o feed de notícias de ninguém com uma nova imagem a cada 20 segundos.

Coloque-as em um álbum
Talvez os seus familiares mais velhos não sejam tão ligados na Internet (ainda). Mas você sempre pode criar álbuns de fotos impressas para eles. Se você tem algumas ótimas fotos digitais da reunião familiar no Natal ou Ano Novo, por que não fazer um álbum de centro de mesa com essas imagens? Ou um livro de receitas de final de ano com fotografias dos seus filhos ou sobrinhos lambendo os dedinhos sujos de chocolate? O Blurb (blurb.com) irá transformar fotos e textos em um álbum, com preços a partir de 12 dólares para um livro de capa mole com até 40 páginas. O site te dá três níveis de complexidade para criação de álbuns: desde simplesmente realizar upload das suas fotos para um template existente até criar layouts customizáveis, ou você ainda pode criar álbuns profissionais em que você desenvolve seus próprios PDFs das páginas.

Digamos que você queira criar algo menos caro e permanente do que um “livro-álbum fotográfico” (para você poder fazer todos os anos ou distribuir para todos os setores da família). Então que tal fazer uma revista? Seja a Anna Wintour (editora da revista “Vogue”, em que foram baseados os livro e filme ‘O Diabo Veste Prada’) da sua família com MagCloud (magcloud.com), um serviço da HP que te ajuda a imprimir e montar páginas brilhantes por apenas US$0,20 cada página. Se você já estiver compartilhando suas fotos no Flickr, o Magcloud te permite fazer o upload de um grupo de fotos diretamente do site de compartilhamento e arranjá-las da maneira que preferir.

finaldeano02.jpg

Importando fotos do Flickr para o Blurb

Sem gastar nada
Em determinadas situações, deixar de lado um pouco do controle e escolher a opção mais em conta pode ser a única maneira de conseguir passar pelas festas de final de ano. Apesar de trazerem quantidades limitadas de armazenamento e menos licença criativa para construir galerias, serviços como Picasa, Snapfish e o já citado Flickr são todos gratuitos em seus níveis mais básicos e oferecem níveis variados de controles de privacidade.

A privacidade pode ser motivo de preocupação nesses sites, mas é possível se tranqüilizar se você passar apenas alguns minutos estudando as configurações das páginas. O Picasa, por exemplo, oferece uma URL de galeria não listada que você envia por e-mail para seus amigos e familiares. Dessa maneira, eles podem apenas clicar em um link sem a chateação de precisar digitar uma senha toda vez, mas as imagens ainda continuam protegidas já que o público geral não pode ver o conteúdo. O Google ainda lista as pessoas com as quais você compartilhou cada álbum e você pode impedí-las de ver as imagens se mudar de ideia depois.

Algumas você apenas quer tirar as fotos da nuvem e colocá-las em um disco rígido. Os usuários do Flickr que querem copiar todas suas fotos para o computador daquele tio ou primo, por exemplo, podem usar o Bulkr (clipyourphotos.com/bulkr), que te permite baixar grandes pacotes de fotografias (estamos falando de milhares por vez) a partir do site de compartilhamento de imagens.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail