Home > Dicas

Saiba como configurar seus e-mails e telefones no Messages

Aplicativo da Apple para aparelhos iOS e Macs permite envio e recebimento de mensagens em diferentes gadgets. Dica é válida para sistemas mais recentes.

Macworld / EUA

09/11/2012 às 13h28

Foto:

Quando você configura o app Messages (Mensagens) no iOS ou OS X, é preciso fornecer uma Apple ID ativa. Mas uma única Apple ID pode ser associada a vários números de telefone e endereços de e-mail, e o sistema iMessage te permite enviar e receber mensagens com esse endereço de e-mail ou número de iPhone que esteja associado a essa ID.

Isso pode ter muitas repercussões se você estiver configurando o Messages no iOS (no iPhone ou outro aparelho) ou no Mac OS X 10.8 Mountain Lion. Por exemplo, em um iPhone, você pode optar por receber apenas as mensagens direcionadas ao seu número de telefone. Ao mesmo tempo, é possível configurar o app Messages em um Mac para receber mensagens pelo mesmo número de telefone assim como em uma dezena de endereços de e-mail diferentes.

Configurações de conta

Ao usar o iOS 6 e o OS X 10.8.2, quando você está logado com uma Apple ID e abre as configurações do Messages, verá uma lista de todo e-mail associado com essa Apple ID. Se você possui um ou mais iPhones, os números de telefone deles podem ser usados com qualquer outra cópia do Messages conectada com a mesma Apple ID – é assim que você consegue enviar iMessages para o seu número de telefone no Mac.

Para configurar todas essas opções no iOS, toque em Ajustes -> Mensagens -> Enviar e Receber (Settings > Messages > Send & Receive). Em um iPhone, o número de telefone será verificado e marcado em cinza, e não pode ser desmarcado; só é possível desabilitar o iMessage no aparelho. Em todos os outros aparelhos, você verá uma lista de números de telefone e endereços de e-mail que você já verificou com a sua Apple ID. Você pode tocar para marcar seu uso como destino nesse aparelho, ou tocar na seta azul para remover o endereço da lista. Também é possível apagá-lo da sua conta da Apple ID, após confirmar que quer fazer isso. Para adicionar e-mails extras, basta tocar em Adic. Outro E-mail... (Add Another Email), e seguir os procedimentos.

No Messages do OS X, você seleciona Mensagens > Preferências (Messages > Preferences), clica no botão Contas (Accounts), e seleciona a entrada de iMessage. Faça login com a Apple ID desejada, se ela já não estiver conectada. Então você verá uma lista de endereços de e-mail com os dizeres Você Pode Ser Encontrado para Mensagens Em (You Can Be Reached for Messages At). Selecione quais você quer ou não incluir. Clique em Adicionar E-mail (Add Email) para seguir o mesmo caminho do iOS para incluir outros endereços em sua conta da Apple ID, e assim torná-los disponíveis no Message para usar com iMessage.

dicaimessage01

Como no iOS 6 e no Mac OS X 10.8.2, sempre que você remove ou adiciona endereços de e-mail ou números telefônicos ao Messages, ou habilita ou desabilita um deles, todos os aparelhos associados com essa Apple ID para iMessage mostram uma notificação informando a alteração. Um alerta também aparece quando você adiciona um endereço à sua Apple ID ou ativa iMessage no iPhone. Geralmente é um caso de informação demais.

Se você possui um iPhone e o número dele não aparece como uma opção para receber iMessage no app Messages no Mac OS X, marque a opção Habilitar Essa Conta (Enable This Account). Se isso não funcionar, faça logout da sua Apple ID (clique em Sair/Sign Out) e então faça login novamente. Caso essa opção também não funcione, vá em Ajustes -> Mensagens (Settings > Messages) e mude a opção iMessage de On para Off e então para On novamente. Por último, mais um truque: toque em Enviar e Receber, depois no botão da Apple ID na parte superior, e selecione Finalizar Sessão. Faça login de novo, e o número do seu iPhone deve (finalmente) aparecer na lista de endereços de endereços disponíveis para receber mensagens no Mensagens do Mac.

Como falamos acima, você pode optar por receber mensagens em um conjunto diferente de endereços em cada aparelho que usa. Por exemplo, meu endereço antigo @mac.com foi convertido para @me.com e agora para @icloud.com. Não preciso necessariamente usar todos eles, por isso deixo apenas o @icloud.com habilitado. 

Estratégias

Quanto a escolher quais endereços usar, existem algumas estratégias que você pode seguir.

Número um, seja mais limitado: escolha um único endereço ou número de telefone para passar para todo mundo. Consolide toda a entrega de iMessage de colegas de trabalho, amigos, e outros, em um único endereço/número que você habilita em cada aparelho. Isso pode ser um problema se as pessoas tiverem vários endereços para você, porque o Mensagens no iOS e OS X permite que elas tentem te contatar por qualquer endereço de e-mail ou número telefônico. Além disso, o app Mensagens no OS X mostra um ícone azul de iMessage próximo a qualquer endereço de e-mail ou número associado com uma Apple ID ou conta de iMessage, não importando se ela está configurada para ser recebida em qualquer lugar.

dicaimessage02

Outra estratégia é ser mais amplo: escolha um conjunto comum de endereços e números em que você possa ser encontrado. Selecione (no iOS) ou marque as opções próximas (no OS X) as maneiras mais comuns para as pessoas entrarem em contato com você. Isso deve garantir que você receberá as iMessages sempre que precisar em qualquer aparelho.

Por último, seja específico: configure um conjunto diferente de opções de entrega em cada aparelho. Você pode querer usar seu número de iPhone apenas no smartphone, e combinações diferentes de endereços e números em seus outros aparelhos. Você pode então ver quem usa iMessage para falar com você para selecionar métodos específicos de as pessoas te encontraram. Isso pode virar algo bastante complicado, mas é sempre uma opção. A escolhe de número de telefone no iPhone e endereço de e-mail em outros aparelhos é uma divisão mais fácil e lógica, obviamente.

Enviar de

Até agora, falamos apenas sobre receber mensagens. Mas e sobre escolher um endereço para ser usado quando você envia uma iMessage? A solução está em uma opção simples: Star New Conversations From (Começar Novas Conversas Em) – ela aparece tanto no iOS quanto no OS X. Você pode escolher entre os métodos de contato disponíveis, incluindo um número de telefone conectado a um iPhone e endereços de e-mail, para escolher a maneira pela qual o Mensagens lida com novas conversas (Antes essa opção ficava nomeada de forma confusa como Caller ID no iOS 5 e versões anteriores ao OS X 10.8.2

dicaimessage03

Você pode escolher enviar mensagens a partir de qualquer endereço de e-mail ou número telefônico associado com sua Apple ID. Nos sistemas anteriores ao iOS 6 e ao OS X 10.8.2, a Apple usava qualquer coisa que você selecionava para essa opção como o endereço de retorno para novas conversas. Mas também usava-o como o endereço para "responder rapidamente" se alguém de quem você tinha aceitado iMessages antes iniciasse uma conversa. Felizmente, isso mudou: qualquer endereço que você e um amigo de iMessage estiverem usando continua sendo utilizado para a conversa. 

Apesar de gerenciar endereços para iMessages ser algo um pouco confuso às vezes, é algo mais racional do que era nas versões anteriores do iOS e OS X. A Apple tornou mais consistente e previsível saber o método de envio/recebimento e a origem/destino das suas iMessages.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail