Home > Dicas

Saiba como converter arquivos de PDF para Word no Mac

Para documentos mais simples, apenas com texto, é possível usar o utilitário Automator, do Mac OS X; arquivos mais complexos exigem software pago

Macworld / EUA

11/10/2011 às 12h54

Foto:

Apesar de o formato PDF ser uma ótima ferramenta para compartilhar documentos, uma vez que mantém a formatação e assegura que os textos não sofrerão alterações (contratos, por exemplo), algumas vezes você precisa usar o texto de um arquivo desse tipo em outro formato.

Você pode precisar copiar um parágrafo, uma página ou mais, e editá-los em um documento do Microsoft Word, ou em outro processador ou editor de texto. Mesmo sendo possível selecionar texto em um PDF, as chances são grandes de que esse texto fique seriamente alterado.

O usuário normalmente verá espaçamentos estranhos (ou nenhum espaçamento), e os estilos de fonte e formatação serão perdidos. Mas há maneiras, no entanto, que te permitem converter um PDF para texto formatado. Veja abaixo como fazer isso:

Crie um fluxo de trabalho que extraia texto
Esse primeiro método é o mais barato, e usa uma ferramenta que é parte do Mac OS X: o Automator. Você pode usá-lo para criar um fluxo de trabalho que possa extrair texto a partir de PDFs e salvá-lo como um texto ou documento RTF.

Abra o Automator, que fica na pasta de Aplicativos (Applications). Na primeira tela que aparece, selecione a opção para criar um Fluxo de Trabalho (Workflow). Clique em Arquivos e Pastas (Files & Folders) na coluna mais à esquerda, então arraste a opção Pedir por Itens do Finder (Ask for Finder Itens) da segunda coluna para a seção maior, no lado direito da janela do Automator.

Em seguida, clique em PDFs na coluna da esquerda e então arraste a opção Extrair Texto PDF (Extract PDF Text) da segunda coluna para um ponto abaixo do primeiro item, que você arrastou para a direita (como explicado acima).

A segunda ação do Automator permite escolher se você salvar o texto extraído dos seus PDFs entre Plain Text e Rich Text. Na maioria dos casos, você vai querer selecionar a segunda opção, uma vez que essa irá manter a formatação, como negrito e itálico.

pdfparatexto400.jpg

Transformação com Automator só funciona para documentos mais simples, mas é gratuita

O Word, o TextEdit (da Apple), o Pages e a maioria dos outros editores de texto podem lidar com o formato Rich Text.

Aperte Command+S. Dê um nome ao seu fluxo de trabalho, como “PDF para RTF”, e então escolha Aplicativo (Application) a partir do menu pop-up de Formato de Arquivo (File Format). Por último, clique em Salvar.

Abra o aplicativo, selecione um arquivo PDF na tela que aparecer e então deixe o Automator fazer seu trabalho. Abra o arquivo que aparecer – ele terá o mesmo nome que seu arquivo fonte, mas terminará com a extensão “.rtf”.

Abra esse documento no Word e verá o texto do seu arquivo PDF, com a formatação do texto, mas sem layout (sem colunas). Esse texto pode estar um pouco bagunçado, mas agora você pode copiá-lo ou editá-lo e fazer uso dele em outros documentos.

Use um programa dedicado para converter um documento
Existe uma grande quantidade de programas que podem converter documentos PDF para Word, mantendo a formatação e as imagens. Se você precisa de mais do que texto, e quer criar documentos Word que pareçam com seus PDFs, precisará seguir esse caminho.

Um dos mais eficientes para a tarefa é o Solid PDF to Word for Mac, que custa salgados 80 dólares. Ele pode converter um arquivo PDF em um documento Word que mantém muito, se não toda, a formatação original (o programa da Solid Documents também pode converter PDFs para o formato do Pages, Excel, HTML e mais.)

Convertemos vários PDFs complexos usando esse programa, mais notavelmente da revista Macworld/EUA, um livro “Take Control”,  e o encarte para um CD. Apesar de o software levar um tempo para fazer as conversões, os novos arquivos Word ficaram muito parecidos com os originais.

pdfparatexto40002.jpg

Solid PDF to Word é boa opção para documentos mais complexos

Essas conversões não são perfeitas – apesar de serem usadas fontes similares, os gráficos serem mantidos e um layout aproximado ser preservado, há alguns problemas.

Em nossos testes, o Word teve dificuldades em exibir a conversão da edição da Macworld, com os textos piscando enquanto o programa lutava para paginar e exibir a formatação complexa. Mas o livro “Take Control” foi exibido quase que perfeitamente, assim como o encarte do CD.

Você descobrirá que esses resultados certamente são bons o bastante para acessar a maior parte de conteúdo em PDF. Para PDFs com layouts mais simples, o conteúdo resultando é praticamente perfeito. Você pode usá-los para corrigir documentos e imprimi-los, ou, em alguns casos, criar novos PDFs.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail