Home > Notícias

Saiba como converter seus arquivos do PowerPoint para o Keynote de forma rápida

Dica simples ensina a usar o Automator para tornar processo de conversão de documentos prático e rápido

Macworld / EUA

24/04/2012 às 17h10

Foto:

Muitos usuários de Mac que realizam apresentações usam mais o app Keynote, da Apple, em vez do PowerPoint, da Microsoft, por preferirem a flexibilidade e o design interessante do primeiro.  Além disso, há o fato de que as apresentações do Keynote podem ser projetadas a partir de um aparelho iOS.

Mas se você está nisso há muito tempo, provavelmente já criou um n[úmero razoável de apresentações no PowerPoint com as quais gostaria de trabalhar no Keynote. Felizmente, o Keynite pode abrir facilmente apresentações do software da Microsoft. E o melhor de tudo é que o utilitário de automação da Apple, Automator, e o app de script, AppleScript, podem tornar esse processo de conversão ainda mais fácil.

Conversão rápida, uma apresentação por vez

Vamos começar criando um fluxo de trabalho que abre uma apresentação do PowerPoint no Keynote e então salva-a no desktop como um arquivo Keynote. Com esse fluxo de trabalho, você pode jogar um arquivo do PowerPoint no topo da aplicação que criamos e o Automator vai se encarregar do resto.

Abra o Automator e no selecionador de templates que aparecer, escolha a opção Aplicativo (Application). No painel Biblioteca (Library), clique em Arquivos e Pastas (Files & Folder), e então arraste a opção Abrir Itens do Finder (Open Finder Items) para a área de fluxo de trabalho. A partir do menu pop-up Abrir Com (Open With) dentro dessa ação, selecione Outro (Other) e na caixa de diálogo Selecione (Choose) que aparece, navegue até a pasta iWork’09 dentro da pasta Aplicativos. Depois selecione Keynote e aperte Selecionar.

Agora, abra a opção Apresentações (Presentations) no painel Biblioteca e arraste a ação Salvar Apresentações do Keynote (Save Keynote Presentations) para a área de fluxo de trabalho. Clique no botão Variáveis (Variables) que aparece no canto superior esquerdo da sua área de trabalho próximo ao botão Ações (Actions). Dê um clique duplo na variável AppleScript. Ele vai aparecer em uma área Variável na parte inferior do painel de fluxo de trabalho. Na janela Opções que aparecer, digite um nome para sua variável – Keynoteconvert, por exemplo – e digite (ou copie e cole) esse texto no campo Script:

tell application "Keynote"
	set thisName to the name of slideshow 1
end tell
set thisHFSPath to ((path to desktop folder) as string) & thisName
set thisPOSIXPath to the POSIX path of thisHFSPath
return thisPOSIXPath

Clique em Finalizar (Done) para fechar a janela Opções Variáveis. Agora arraste a variável Keynoteconvert que você criou no menu Salvar Para (Save To) encontrado na ação Salvar Apresentação do Keynote (Save Keynote Presentation). Finalmente, clique em ações no canto superior esquerdo da janela do Automator para revelar novamente a biblioteca de ações. A partir da biblioteca Apresentações, arraste a ação Fechar Apresentação do Keynote (Close Keynote Presentation) para a área de fluxo de trabalho. Escolha Arquivo -> Salvar (File -> Save) para salvar seu fluxo de trabalho com o nome “Converter para Keynote” (“Convert to Keynote”) no desktop.

Para converter uma apresentação do PowerPoint, apenas solte-a no topo do aplicativo Converter Para Keynote no desktop. O Keynote será iniciado (se já não estiver) e abrirá o arquivo. Ele então vai salvar a versão para Keynote no desktop.

É claro que, graças a natureza de como o Keynote converte esses arquivos, você ainda pode precisar refinar a formatação do seu arquivo convertido. Mas esse fluxo de trabalho elimina um pouco do trabalho pesado do processo.

keynotepowerpoint01.jpg

Converta várias apresentações antigas

Se você quer converter vários arquivos PowerPoint de uma vez, então é melhor usar o AppleScript. Abra o AppleScript Editor (/Aplicativos/Utilitários - Applications/Utilities) e digite (ou copie e cola) esse texto na janela do editor de script:

property targetFolderPath : (path to desktop folder)

on open theseItems
	repeat with thisFilePath in theseItems
	if ((thisFilePath as string) ends with ".pptx") or ((thisFilePath as string) ends with ".ppt") then
	tell application "Keynote"
	open thisFilePath
	set thisName to the name of slideshow 1
	set the targetFilePath to (targetFolderPath as string) & thisName
	save slideshow 1 in file targetFilePath
	close slideshow 1
	end tell
	end if
	end repeat
end open

Escolha Arquivo -> Salvar (File -> Save), e na planilha que aparece, seleciona Aplicativo a partir do menu pop-up Formato de Arquivo (File Format) e salve o aplicativo no seu desktop. Você agora pode jogar vários arquivos PowerPoint nesse droplet do AppleScript e convertê-los em uma só tacada suave. Os novos arquivos Keynote vão aparecer no seu desktop.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail