Home > Dicas

Saiba como criar mailings e filtrar contatos no Mac com o Automator

Serviços do aplicativo do Mac OS X permitem que usuário faça listas personalizadas e exportar dados para aparelhos móveis ou aplicativos

Macworld / EUA

29/04/2011 às 11h34

Foto:

Há momentos em que você precisa pegar um grupo relacionado de contatos e dar uma utilidade a ele – criar uma rápida lista de e-mails (também conhecida como mailing) ou juntar vCards (cartão de negócios eletrônico) para exportar esses contatos para aparelhos móveis ou aplicativos. E saiba que não há necessidade de fazer uma tarefa como essa “na mão”, quando você tem o utilitário Automator no sistema Mac OS X (Aplicativos/Utilitários).

Inicie o processo ao abrir o Automator e, na planilha de template que aparece, selecione a opção Aplicativo. Primeiramente vamos construir um app que te permita criar uma lista de e-mails. Para isso, é preciso realizar essas ações: Find Address Book Items (Encontrar Itens na Agenda - encontrada na aba Contatos), Get Contact Information (Buscar Informações de Contatos - também em Contatos) e New TextEdit Document (Novo documento TextEdit, na área Texto).

Clique no botão Opções na ação Find Address Book Items (que agora está como Find Address Book People) e habilite a opção Show This Action When the Workflow Runs (Mostrar Essa Ação quando o Workflow estiver sendo feito). Em Get Contact Information (Conseguir Informações de Contatos) marque todos os itens que você queira que apareçam em sua lista de e-mails (e desmarque aqueles que não quer que apareçam). Se não quer que a lista tenha categorias como Endereços do Trabalho e Telefone Celular, desmarque a opção Add Labels (Adicionar categorias).

Salve o fluxo de trabalho e clique no botão Run no canto superior direito da janela do workflow. Aparecerá  então uma janela Find Address Book People, a partir da qual você pode configurar as opções de busca. Por exemplo, é possível configurá-la para "Encontre Pessoas Cujo E-mail Contenha Macworld.com". Isso vai localizar todos os contatos que tenham o endereço “Macworld.com”. Ou você poderia colocar “CEP que comece com 94107” para encontrar todos os contatos de São Francisco, nos EUA.

Independentemente do critério que escolha, clique em Continue e o fluxo de trabalho vai buscar pelas duas ações a seguir, e finalmente produzir um documento TextEdit que possui os contatos de acordo com as regras que você estabeleceu.

automatormac01.jpg

Automator permite criação rápida de lista de e-mails

Prefere vCards em vez de uma lista de e-mails? Sem problemas. Apague as opções Get Contact Information New TextEdit Document e adicione uma ação Export vCards como o segundo passo em seu fluxo de trabalho. No menu pop-up de exportação dessa ação, escolha se quer exportar todos os seus contatos em um único vCard ou como opções individuais. A sua escolha depende do destino dos cartões exportados. Alguns aplicativos conseguem lidar apenas com vCards individuais enquanto outros se dão bem com vários contatos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail