Home > Dicas

Saiba como criar múltiplos backups para o seu Mac com o Time Machine

Dica simples para usuários do Mountain Lion ensina usuário a configurar mais de um destino para backups usando o software da Apple.

Macworld / EUA

01/02/2013 às 11h01

macbookproretina1301_435.jpg
Foto:

O leitor Jeremy Inglis nos mandou uma pergunta sobre como fazer backups múltimos para o Mac. Confira abaixo:

“Há alguns anos li uma reportagem sobre como criar vários backups do Time Machine para um único Mac. Na época, falavam que era preciso selecionar manualmente os volumes diferentes que seriam usados no backup. Também quero fazer múltiplos backups dos dados do meu Mac e estava esperando que o processo tivesse ficado mais simples após esses anos.”

Vamos lá, Jeremy. Se o seu Mac estiver rodando o Mountain Lion, versão mais recente do OS X,   o processo fica mais fácil sim. É mais ou menos assim.

Selecione outro volume como um segundo destino do backup – um HD externo conectado ao seu Mac ou uma rede, por exemplo. Abra as Preferências de Sistema (System Preferences) e então seleicone o Time Machine. Clique no botão Selecionar Disco (Select Disk) e deverá ver não apenas o volume que está usando no momento para o backup, mas também qualquer outro volume disponível para você (incluindo esse segundo destino que você acabou de adicionar).

Selecione esse volume e clique em Usar Disco (Use Disk) e aparecerá uma planilha perguntando se você quer substituir o destino original do backup ou usar os dois volumes. Clique em Usar Ambos (Use Both). O Time Machine então vai se preparar para criar um arquivo de backup no segundo vlume e então fazer backup do seu Mac para ele.

A partir daí, o computador vai alternar seus backups entre os dois volumes. Por exemplo, backup para o Volume A e então, uma hora depois, para o Volume B. Caso desconecte um deles, o Time Machine continuará fazendo backup para o volume ao qual ainda tem acesso. Quando conectar novamente o outro, o software fará um backup para ele e deixará os dois volumes com aproximadamente os mesmos dados. Falamos aproximadamente porque caso tenha criado novos documentos desde que trouxe de volta o volume desconectado anteriormente, esse novo backup será mais atual do que o outro. E esse é o único pequeno problema desse esquema de backups múltiplos – um backup pode ficar um pouco a frente do outro, o que significa ter de ficar atento a qual deles você restaurou por último.

timemachineredundante01.png

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail