Home > Dicas

Saiba como criar vídeos com suas fotos no Mac

Por meio de processo simples no iMovie, é possível gerar clipes em stop-motion para aproveitar as imagens daquela viagem ou festa de aniversário.

Macworld / EUA

25/06/2012 às 12h23

Foto:

Ao revisar fotos usando a tela de LCD da parte traseira da minha câmera, é divertido manter o botão de navegação apertado e deixar a máquina navegar rapidamente por todas as imagens. Especialmente uma vez que eu frequentemente tiro fotos no modo burst – segurar o botão disparador para registrar várias imagens em sucessão – o efeito é como assistir a um filme de animação em stop-motion.

Por isso, quando chegou o aniversário da minha filha, eu pensei “por que não fazer isso no Mac?”. Em vez de retirar apenas algumas das fotos realmente boas, eu combinaria todas elas para criar um filme que lembrasse a experiência de escanear todas essas imagens na câmera.

Veja abaixo como fazer isso.

1.Importe as fotos para o iPhoto, onde elas aparecem agrupadas em um novo Evento.

2.No iMovie, crie um novo projeto.

3.Selecione File -> Project Properties (Arquivo -> Propriedades de Projeto) – ou aperte Command+J

4.Configure o ajuste Initial Photo Placement (Colocação Inicial de Fotos) para Fit in Frame (Encaixar no Frame). Isso assegura que você veja todas as imagens de forma completa, independentemente se as fotos são uma mistura de arquivos no modo paisagem (horizontal) e retrato (vertical). Ou, você pode escolher a opção Crop para remover quaisquer bordas pretas das imagens, mas essa ferramenta poderia levar a alguns enquadramentos estranhos, especialmente para imagens em retrato. (É possível alterar essas configurações depois se você quiser.)

macvideofotos01.png

Você pode ficar tentado a também alterar a configuração Photo Duration (Duração de Foto) aqui, mas nem se incomode. A duração mais longa é um segundo, o que é demais para o efeito que estamos buscando. Vamos ajustar esse timing em breve.

5.Abra o navegador Photos e clique no item Events dentro do iPhoto.

6.Arraste o evento que você criou para o navegador Project para adicionar as fotos ao seu filme. Dependendo de quantas imagens são, esse passo da importação pode levar algum tempo, por isso seja paciente.

macvideofotos02.png

7.Dê um clique duplo em uma imagem no projeto (ou selecione uma imagem e clique no botão Inspector na barra de ferramentas, ou apenas aperte a tecla I) para abrir a função Clip Inspector (Inspetor de Clipe).

8.Ajuste a duração para 0,1 segundo, e marque a opção Applies to all stills (Aplicar em todas as imagens) para ajustar o tempo de cada quadro.

9.Se você quer mudar a opção de as fotos serem cortadas ou configuradas para caber no quadro, selecione todos os frames (clique em um e então selecione Edit -> Edit All, ou aperte Command+A) e então clique no botão Crop na barra de ferramentas. Você pode então clicar no botão Fit (Caber) ou Crop (Cortar) que aparece nesse visualizador.

Ou sinta-se livre para ajustar qualquer um dos frames de modo manual. Quando configurei meu projeto para Crop, muitas das fotos em modo retrato acabaram exibindo apenas céu. Por isso, movi a área visível nesses frames para incluir a ação. Se qualquer foto chegou com a orientação errada, clique nos botões Rotate (as setas no topo do visualizador/viewer no modo Crop) para virar a imagem inteira em 90 graus.

macvideofotos03.png

Quando o vídeo final é reproduzido, é igual ao que você sente quando “passeia” pelas imagens na sua câmera. Só que nesse caso você pode aplicar todos os outros recursos que o iMovie oferece. Arraste músicas das abas Music (Música) e Sound Effects (Efeitos Sonoros) ou título do navegador Title (Título) para o projeto para adicionar música ou texto. Ajuste o tempo para imagens específicas ao mudar a configuração Duration no Clip Inspector (e certificando-se de desmarcar o botão Applies to All/Aplicar a todas).

E, obviamente, você pode então compartilhar o vídeo com quem quiser ao escolher uma opção no menu Share (Compartilhar), como Facebook, YouTube, Vimeo, iTunes, ou exportar o arquivo.

Para conferir um exemplo de resultado do que explicamos acima, assista ao vídeo da festa da minha filha.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail