Home > Dicas

Saiba como encontrar aplicativos fora da Mac App Store

Dicas simples mostram melhores maneiras de buscas bons apps na web. Loja da Apple traz mais opções simples.

Macworld / EUA

10/12/2012 às 19h42

Foto:

A Mac App Store é uma boa opção para a maioria dos aplicativos simples que você queira comprar. Mas existem muitos outros apps no mercado – alguns de desenvolvedores registrados na Apple, mas não na loja oficial – para você explorar e testar. Confira abaixo algumas dicas para encontrar esses programas, colocá-los no seu computador, e mantê-los atualizados.

macappstoremac01.jpg

Encontre novos aplicativos

A Apple “pessoalmente” decide quais aplicativos entram na Mac App Store, o que ajuda a dar mais segurança e notoriedade a esses apps. Infelizmente, os aplicativos da loja são fortemente restritos sobre o que podem ou não fazer em seu sistema. Por exemplo, se você precisar de um aplicativo que faz mais do que a Apple permite – um que limpe seu sistema, digamos, ou que grave o áudio do seu Mac – terá de se aventurar além da loja.

Tipos de Apps: Ao contrário da Mac App Store, que apenas te fornece opções de download gratuito e pago de aplicativos, as empresas fora da loja podem oferecer outros modelos, incluindo trials, shareware, e software que exigem uma doação para serem baixados.

alemdamacapp01.png

Como encontrar os aplicativos: Muitos, muitos aplicativos para Mac estão disponíveis fora da Mac App Store. Alguns deles podem vir de uma lista de desenvolvedores registrados pela Apple, o que significa que a empresa não revisou o programa em questão, e pode revogar a licença do app caso ele comece a se comportar de maneira maliciosa. Mas muitos outros apps existem sem ter nenhum tipo de supervisão da Apple.

Mesmo assim, existem diversas maneiras para encontrar aplicativos Mac bem conceituados. A maneira mais fácil é consultar sites especializados na Apple em busca de reviews, dicas, e sugestões. Também existem sites que destacam e agrupam software (como Humlble Bundle) e lojas online (como a própria da Apple e a Mac Software Store, da Amazon).

alemdamacapp02.png

Outra maneira de fazer isso é realizando buscas na Mac App Store em busca de desenvolvedores respeitados, e então ir direto ao site deles. Alguns desenvolvedores, como Panic e Rogue Amoeba, disponibilizam aplicativos simples na Mac App Store enquanto oferecem opções mais complexas em seus sites. E muitas empresas oferecem versões gratuitas de testes que você não precisa pagar até saber se quer realmente ficar com o app.

Para ter certeza que não está comprando/baixando um scamware (aplicativo malicioso), é sempre bom busca uma segunda (e até terceira) opinião. Comece com o básico: busque pelo nome do app ou empresa no Google. Se não confiar nesses reviews, pode ir até uma revenda autorizada da Apple tentar descobrir com um funcionário (em breve teremos a primeira Apple Store no Brasil). E se possui um amigo ou familiar com bastante conhecimento em tecnologia, também pode ser uma boa fonte.

Instale novos softwares

Quando você faz uma compra na Mac App Store, esses aplicativos virtualmente se instalam sozinhos. Mas quando você compra em outro local, precisa instalar do modo “antigo”. Os novos aplicativos podem vir em diferentes formatos, incluindo downloads pela web ou até em formato físico.

Os aplicativos baixados pelos sites dos desenvolvedores geralmente vem na forma de uma imagem de disco (marcada com uma extensão .dmg). Nesses casos, apenas dê um clique duplo, e uma imagem de um disco virtual removível aparecerá no seu desktop e na barra lateral. Quando clicar nessa imagem para abri-la, verá uma cópia do aplicativo do seu instalador dentro. Se a imagem tiver um app, você pode rapidamente colocar o software no local correto ao abrir uma nova janela do Finder e clicar na pasta Aplicativos (Applications). Então apenas arraste o ícone do app da outra janela para essa. 

alemdamacapp03.png

Se a imagem do disco tiver um instalador, basta seguir os passos. E quando se deparar com um instalador que não seja um arquivo .dmg (com uma extensão .zip ou .sit), basta expandir os arquivos. O Mac faz isso automaticamente quando você der um clique duplo no arquivo .zip, por exemplo. 

Atualize seus aplicativos

Atualizar aplicativos que não foram comprados na Mac App Store é um pouco mais difícil do que atualizar software da Mac App Store, mas não muito. A maioria dos aplicativos atuais possuem atualizadores automático, que verificam regularmente em busca de updates. Se uma atualização estiver disponível, o programa normalmente te avisará por meio de uma caixa de diálogo e um link para download. (Alguns aplicativos fazem até o update no local, sem precisar visitar um navegador.) Aqueles apps que não verificam automaticamente em busca de atualizações devem ter um menu com a opção Buscar por Atualizações, que te permite fazer isso manualmente.

alemdamacapp04.png

Se a atualização for grande – indo da versão 2 para versão 3, por exemplo – o desenvolvedor pode te pedir para pagar uma taxa de upgrade para baixar a nova versão. Isso não te impede de usar a versão atual – mas você não poderá usar a edição mais recente sem colocar a mão no bolso. Caso decida fazer o upgrade, pode fazer isso por meio do site do desenvolvedor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail