Home > Dicas

Saiba como evitar o envio de mensagens repetidas no Outlook

Problema de várias cópias da mesma mensagem pode ter muitas causas; ajuste no programa de correio pode contornar a situação.

Por Redação da PC WORLD

06/05/2008 às 17h28

Foto:

Dúvida do leitor Carlos Pesce, recebida por e-mail: "Meu Outlook, depois de enviar uma mensagem, dá erro e o e-mail continua na caixa de saída. Para completar, meus contatos recebem às vezes várias cópias da mesma mensagem. Já limpei a caixa de enviados e excluídos, mas o problema persiste."

PC World: Esse tipo de sintoma (e-mail que é entregue várias vezes) normalmente está relacionado com “time-out” no servidor SMTP. Para entregar o e-mail, o Outlook usa um servidor desse tipo, que deve ser de seu provedor de acesso ou de e-mail.

Após a mensagem ser despachada para este servidor, o Outlook precisa receber uma confirmação. Se por algum motivo, como lentidão na rede, servidor SMTP sobrecarregado ou mesmo seu PC com muita atividade em paralelo, o Outlook não recebe a confirmação em determinado tempo, ocorre o tal erro de “time-out”.

Assim o Outlook não considera seu e-mail entregue e na próxima vez vai tentar entregar novamente. No seu Outlook, a guia de configuração do servidor SMTP tem o botão Avançado, no qual há diversos ajustes a fazer, sendo um deles o que permite aumentar esse tempo de espera para contornar esses “time-outs”.

De toda forma, verifique se seu provedor está com lentidão no servidor SMTP e reclame, pois o envio de e-mail (sem anexos) tem que ser instantâneo e sem falhas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail