Home > Notícias

Saiba como funciona a nova tela do iPhone 4

Batizada de "Retina display" pela Apple, a tela de alta resolução oferece 326 pixels por polegadas, número maior do que o limite identificado pela retina humana

Macworld / EUA

08/06/2010 às 16h10

Foto:

Durante a apresentação do iPhone 4, na WWDC 2010 (Conferência anual da Apple), realizada em 7/6, Steve Jobs detalhou que o novo aparelho fará uso do que a Apple chama de “Retina display” (algo como Tela retina).

Veja também:
Galeria de fotos iPhone 4 e WWDC 2010

Primeiras impressões: testamos o iPhone 4

 

Mas o que exatamente é uma tela Retina e como ela, junto com outras tecnologias de tela, beneficiam o novo iPhone, mais magro e pronto para HD (alta definição)? Para explicar de forma simples, a nova tela do telefone é um LCD (tela de cristal líquido) que ostenta uma densidade de pixel superalta ao espremer a resolução de 960x640 pixels em 3,5 polegadas – uma densidade de 326 pixels por polegada (ppi).

A tela Retina possui quatro vezes o número de pixels dos iPhones anteriores; seu tamanho não mudou, resultando no dobro de densidade de pixels. Em comparação ao modelo 3GS, que possui uma tela de 163ppi com uma resolução de 480 por 320 pixels, é fácil imaginar como essa nova tela vai brilhar.

retina1.jpg

Imagem close-up da tela do iPhone 4, que possui uma resolução superalta

Enquanto falava sobre a nova tela, Steve Jobs detalhou que após um certo ponto o olho humano falha em distinguir pixels individuais. De acordo com o CEO da Apple, esse “número mágico”, quando não existe mais pixelização visível, está próximo de 300 ppi. Dessa maneira, com a tela do iPhone 4 vindo com 326 ppi, sua imagem supostamente sempre vai ter um visual suave e uniforme.

retina2.jpg

Em comparação, o mesmo ícone na tela do iPhone 3GS apresenta pixelização

As fotos deste artigo matéria (acima), feitas pela editora sênior da PC World americana, Melissa Perenson, mostram um ícone de uma tela do iPhone 4 em comparação ao mesmo ícone no 3GS. A diferença, como você pode ver, é bem evidente.

A companhia ainda afirma que a tela do iPhone 4 terá uma proporção de contraste (contrast ratio) quatro vezes maior do que os modelos anteriores. Além do uso de mais pixels compactos, a tela, que é uma backlit LED, também vai adotar a tecnologia IPS (In-Plane Switching), presente no iPad, para melhorar os ângulos de visão e a exibição de cores.

A Apple não é a primeira a colocar uma tela de resolução superalta em um smartphone. O Nexus One, do Google, por exemplo, possui uma tela OLED (Organic light-emitting diode) com uma resolução de 800 x 480 pixels.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail