Home > Dicas

Saiba como identificar o módulo de memória para fazer um upgrade

Utilizando um simples programa é possível coletar os dados do tipo de memória que seu computador utiliza e fazer a compra sem medo de errar.

René Ribeiro, da PC WORLD

04/01/2010 às 17h10

memoria_ram_exp_150.jpg
Foto:

ram_exp_150No momento do upgrade de memória, temos que ter em mãos as informações para passar ao vendedor, de modo que o módulo comprado seja compatível com o seu notebook.

Uma maneira fácil de fazer isso é executar o software gratuito CPU-Z, que identifica componentes de hardware do seu computador.

Após baixá-lo, basta descompactar e rodar o CPU-Z e a tela seguinte será exibida, com a diferença nos campos em azul, pois eles estarão preenchidos com os componentes do seu PC.

Se você clicar na guia Memory, verá a quantidade de memória que está instalada em seu PC, mas o que nos interessa é a guia SPD.

Leia também:
>> 40 dicas para aumentar a produtividade no PC
>> Saiba o que é SuperFetch e porque não desabilitá-lo
>> Agende tarefas e deixe o computador trabalhar por você
>> O que fazer quando o PC desliga durante o boot

Ao clicar nessa guia, você terá um tela semelhante a da figura abaixo. O item Memory Slot Selection exibe as informações de cada módulo de memória instalado.

Portanto é possível saber – sem abrir o computador – quantos módulos estão instalados e qual a capacidade de cada um deles.

Anote agora o tipo do módulo, que está em azul ao lado da caixa de opções. Provavelmente será DDR2, como exibido na figura.

 

Em seguida, anote o que está escrito no campo Max Bandwidth. No nosso exemplo, PC2-6400 (400 MHz).

Por último, para assegurar que não haverá erro, anote a voltagem no último campo. No nosso exemplo, 1.8 volts.

cpuz_350.jpg

Com essas informações é possível fazer a compra do módulo de memória. Lembre de informar ao vendedor se a memória é para um computador portátil (seja ele notebook ou netbook) ou para um desktop.

Isso é muito importante, pois o tamanho de um módulo de memória para notebook é bem menor do que um módulo para desktop, como mostra a figura abaixo.

memorias.jpg

Memórias DDR2 para desktops (módulo maior) e notebooks (módulo menor)

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail