Home > Dicas

Saiba como instalar o Windows no lugar do Linux

Muitos computadores novos são vendidos a preços mais moderados quando acompanhados de Linux. Aprenda a colocar o tradicional Windows em seu lugar.

Fernando Petracioli, repórter da PC WORLD*

07/04/2009 às 12h29

Foto:

Netbook_Linux_vs_Win_150Se você tem restrições ao Linux e acaba de comprar um computador com o famoso sistema operacional de código aberto (por causa do preço mais atraente), esta dica foi feita sob medida para seu problema.

A Microsoft até disponibiliza um tutorial sobre o assunto em seu site de suporte ao usuário. No entanto, o conteúdo esbanja tecnicismo e detalhes desnecessários.

Nas próximas linhas, você vai aprender a instalar de uma maneira fácil o bom e velho Windows, que você já possuía, no lugar do Linux, que, apesar de cada vez mais simples, ainda faz muita gente torcer o nariz.

O primeiro passo é saber se seu PC já está configurado para dar boot pelo drive óptico. Para tanto, insira o disco de instalação do Windows no drive de CD de seu computador e reinicie a máquina. Caso o boot via CD não esteja configurado, o Linux será iniciado. Neste caso você deve recomeçar mais uma vez e esperar pela mensagem "Aperte Del ou F2 para o Setup". Aperte a tecla indicada e você vai entrar no BIOS.

Na tela que vai aparecer, navegue com as setas do teclado até o item Boot. Depois, selecione Boot Device Priority (prioridade do dispositivo de Boot) e em seguida, 1st Boot Device (dispositvo do primeiro boot). Altere a opção para CD/DVD ou a correspondente a seu drive óptico.

windows_para_linux_tela2_final.jpg

Altere o primeiro dispositivo de boot no BIOS: em vez do
disco rígido, selecione seu drive óptico de CD/DVD

Saia do BIOS e salve as alterações. Pronto: agora seu computador está configurado para, na hora da inicialização, dar prioridade àquilo que estiver no drive óptico, e não no disco rígido – nesse caso, o CD do Windows em detrimento do sistema operacional Linux.

Mas atenção: mesmo com a prioridade de boot dada à unidade de CD/DVD, este processo não é automático: é necessário apertar a tecla indicada nos primeiros instantes da inicialização (de forma semelhante ao acesso ao BIOS) para bootar pelo drive óptico.

Após apertar a tecla designada, a instalação do Windows vai começar. Você vai cair numa tela com todas as partições existentes do HD – entre elas, com certeza estará a partição na qual o Linux está instalado. Você deverá apagar essa partição, e este processo é extremamente simples e primário: selecione a partição Linux e aperte a tecla Delete.

A partir daí, a instalação irá solicitar a criação de uma partição para o Windows, perguntando se esta deve ocupar todo o espaço do HD ou apenas parte dele.

windows_para_linux_tela1_final.jpg

Você deve determinar qual o tamanho da partição na qual o Windows será instalada

Faça a opção que preferir e, então, é só seguir os passos orientados pela instalação do Windows. Não se esqueça de ter em mãos os drivers para a versão do Windows de todos os componentes de sua máquina (placas gráfica e de som, impressora etc.).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail