Home > Dicas

Saiba como instalar softwares em um Mac sem o drive óptico

Seu leitor de DVD quebrou? Veja como é possível instalar programas mesmo assim, com ajuda de outro Mac

Macworld / EUA

11/01/2011 às 15h08

Foto:

A leitora Karen Evans enfrentou problemas ao instalar programas em seu Mac:

No fim do ano passado, peguei o antigo Mac mini do meu filho. Na hora de configurá-lo, inseri um CD para instalar alguns softwares e descobri que o drive estava quebrado – o CD gira, gira e não monta a imagem. Tenho um MacBook com um drive que funciona. Há alguma maneira de conectar o Mac mini ao MacBook para instalar os programas?

Sim, isso pode ser alcançado com o  FireWire Target Disk Mode ou a partir do compartilhamento de disco. Funciona da seguinte maneira: 

Método FireWire Target Disk Mode: conecte um cabo FireWire entre os dois Macs e reinicie o MacBook enquanto segura a tecla T. Ligue o Mac mini e  o usuário deverá ver o disco rígido do MacBook na Mesa do Mac mini. Insira o CD ou DVD de instalação na unidade de disco do notebook e ele também irá aparecer como mídia removível na área de trabalho. Abra esse volume, dê um clique duplo no instalador e deixe-o fazer o resto.

Método de compartilhamento de disco:  o compartilhamento  é um esquema desenvolvido pela Apple que permite que um MacBook Air use um CD ou DVD inserido em outro Mac na mesma rede local. Com alguns truques, é possível alcançar esse objetivo com o MacBook e o Mac mini também.

Para isso, execute as Preferências do Sistema no MacBook, selecione Compartilhamento e habilite a opção de Compartilhamento de DVD ou CD (caso queira que o sistema pergunte antes de compartilhar um disco, habilite a opção Ask Me Before Allowing Others To Use My DVD Drive). O pulo do gato está aqui (e foi obtido a partir do fórum MacRumors): abra o Terminal no Mac mini e entre os dois comandos abaixo, pressionando Return depois de digitar cada um deles:

defaults write com.apple.NetworkBrowser EnableODiskBrowsing -bool true

defaults write com.apple.NetworkBrowser ODSSupported -bool true

Reinicie o Mac mini. Com os dois Macs na mesma rede, insira o DVD ou CD de instalação no disco óptico do MacBook. Uma entrada Remote Disc irá aparecer na barra lateral do Finder do Mac mini. Selecione essa entrada e o nome do MacBook estará lá; clique duas vezes no MacBook e será exibido o disco que está inserido no drive do MacBook. Depois disso, basta um clique duplo para instalar o software. Devido a essa operação acontecer a partir de uma rede, ela irá demorar mais do que se  estivesse sendo feita do próprio drive do Mac mini (se estivesse funcionando). 

driveremotomac.jpg

Apesar de um pouco mais demorada, a instalação por compartilhamento de disco é uma boa alternativa

Imagem de disco
Outra alternativa é criar uma imagem de disco no MacBook, copiá-la para o Mac mini e executá-la como se fosse o disco original. 

Para fazer isso, insira o disco no leitor do MacBook e execute o Utilitário de Disco (encontrado em Aplicativos/Utilitários). No painel de fontes do Utilitário de Disco, selecione o disco correspondente e, em seguida, vá em Arquivo, Nova, Imagem de disco de (nome do programa). Na janela seguinte, escolha DVD/CD principal no item Formato Imagem e, em Encriptação, selecione nenhuma. Após isso, clique em Salvar. 

O Utilitário de Disco irá demorar certo tempo para criar a imagem de disco. Uma vez que ela tenha sido feita, copie a imagem para o Mac mini a partir da rede, dê um clique duplo na mesma para montá-la e execute o arquivo como se fosse o disco original.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail