Home > Dicas

Saiba como instalar diferentes sistemas em um único computador

Não é preciso ter um PC para cada sistema operacional que se precisa usar. Com as configurações multiboot, você pode escolher.

Scott Spanbauer, da PC World (EUA)

12/05/2008 às 12h59

Foto:

varios_sistemas_150Você não precisa de dois computadores para executar sistemas operacionais diferentes. Claro, Windows é um dos softwares mais utilizados, mas isso não significa que você está preso ao XP ou ao Vista, ou mesmo ter que usar apenas o OS X no Mac. Vale lembrar que criar  configurações multiboot pode destruir seus dados. Portanto, antes de modificar qualquer partição, faça backup.

Dúvida: Não tenho certeza se quero fazer um upgrade do XP para o Vista. Posso ter os dois?

Sim. Quando você for instalar o Windows Vista, escolha a opção Custom e então o instale em uma partição diferente de onde seu XP já está instalado. Para modificar as partições, inicie seu sistema com o disco de instalação do Vista no drive; esta ação dá a você opções adicionais para criar e apagar (mas não redimensionar) partições. Para diminuir uma partição existente e deixar espaço para uma nova, use um programa de particionamento como o gratuito Partition Logic. Após instalar o Vista, o menu de boot do sistema operante dará a opção de iniciar pelo Vista ou pela versão prévia do Windows.

Outros destaques da PC World:
> Os 15 maiores fracassos tecnológicos de todos os tempos
> 5 formas para construir o seu escritório na web
> Como escolher notebook para uso profissional
> Saiba como montar um clone do Macintosh
> Games: conheça novo área da PC World

Dúvida: Como mudo o sistema que inicia por padrão e o texto do menu na lista de multiboot do Vista e do XP?

No XP, abra no Painel de Controle o aplicativo Sistema, selecione a aba Avançado e clique em Configurações, abaixo de Inicialização e Recuperação. Selecione o sistema operacional padrão da lista de inicialização de sistema. Clique em Editar, para abrir o arquivo de configuração boot.ini no editor do bloco de notas; isto permite a você modificar o rótulo de cada sistema. As opções do menu de boot do Vista são similares a essas do XP, mas falta o botão de edição.

varios_sistemas1

Abra uma janela de prompt como Administrador (Todos os Programas, Acessórios, clique com o botão direito em Prompt de Comando e Executar como Administrador) e digite bcdedit. Você verá uma lista de ajustes do menu de boot, com seções separadas para cada sistema operacional listado. Para modificar o texto de menu para um SO, digite bcdedit/set identifier description “Menu text”, onde identifier é o identificador listado no emissor bcdedit, e o “Menu text” é o novo texto de menu que você quer. Por exemplo, para mudar a entrada padrão do Windows Vista pelo Windows XP para “Windows XP Professional”, digite bcdedit/set {ntldr} description “Windows XP professional” (veja imagem acima).

Dúvida: Posso instalar o Vista para atuar em conjunto com o Leopard no meu Mac?

Sim. O OS X 10.5 inclui o Boot Camp, utilitário multiboot. Para começar, abra o Boot Camp Assistant na pasta utilitários do Leopard. Você verá uma opção para imprimir uma guia de instalação antes de iniciar – o guia tem 25 longas páginas, mas sugiro que imprima mesmo assim. Por padrão, o Boot Camp Assistant cria uma nova partição Windows de 5 GB, que é bem pequena para o Vista.

varios_sistemas2

Dois botões localizados abaixo do gráfico de partição permitem que você escolha entre dividir o HD igualmente entre Mac OS X e o Windows ou criar uma partição Windows de 32 GB. Para maximizar o armazenamento de seu Mac OS, mas ainda assim dar espaço suficiente para o Vista, arraste o divisor entre as duas partições para a esquerda até que a partição do Windows atinja 20 GB. Clique em Partition para continuar a instalação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail