Home > Dicas

Saiba como liberar espaço no seu iPhone ou iPad

Dicas simples ajudam a economizar no uso de gigabytes em seu aparelho iOS; apps com suporte para Tela Retina do novo iPad podem virar problema para usuários

Macworld / EUA

02/04/2012 às 16h03

Foto:

O novo iPad e a Tela Retina chegaram (ainda não no Brasil). Assim como os apps maiores. O modelo mais recente do tablet da Apple traz uma tela de resolução 2048x1536 pixels. Para aproveitar ao máximo os gráficos permitido pela nova tela de altíssima resolução, os apps precisam de novas versões de seus recursos gráficos – e isso significa arquivos de maior tamanho à medida que os apps são atualizados com suporte para Tela Retina. 

Mas esses updates também afetam os donos de aparelhos iOS mais antigos. Afinal de contas, você está baixando o mesmo app que roda em um iPad novo, mesmo que esteja usando um iPad 2 ou (no caso de apps universais) um iPhone. Como resultado, seu iPad de 16GB e seu iPhone de 8GB ou 16GB podem começar a “reclamar” em breve sobre a falta de espaço para arquivos.

Quando isso acontece – ou quando seu iPhone se recusa a atualizar seus apps porque afirma que não há espaço suficiente para isso – resista a tentação de sair apagando aplicativos sem muito critério. Existem maneiras melhores para liberar espaço no seu iPhone ou iPad lotado de dados.

Leia também:

- Sete maneiras para liberar espaço no seu Mac

limparaparelhoios01

iTunes Match

Se você armazena muita música no seu aparelho iOS, e acredita que mais espaço de armazenamento vale pelo menos 25 dólares por ano, considere assinar o iTunes Match (disponível no Brasil). Com esse serviço, a Apple armazena suas músicas no serviço na nuvem iCloud; toda a sua biblioteca musical aparece no seu aparelho iOS, sem realmente ocupar nenhum espaço por lá.

Por isso, se você atualmente armazena vários gigabytes de música no seu iPhone, utilizar o iTunes Match pode liberar todo esse espaço – ou um pouco dele. O iTunes Match não faz streaming das suas músicas: o serviço na verdade baixa músicas sob demanda para o seu aparelho iOS. Uma vez que tiver habilitado o iTunes Match ao se inscrever no iTunes no seu Mac, você pode instruir seu iPhone ou iPad para limpar sua coleção de músicas baixadas e armazenadas conforme necessário.

limparaparelhoios02

Limpe o cache do iTunes Match para liberar espaço precioso no seu aparelho iOS

Veja como: abre a seção Ajustes, toque em Geral, e selecione Uso. Espero um momento enquanto seu aparelho iOS calcula algumas coisas. Uma vez que a lista aparecer, encontre a linha de itens Música. Agora, você pode deslizar o dedo pelas músicas para fazer aparecer o botão Apagar (Delete); toque nele e sua música armazenada em cache é apagada. Lembre, essa ação não terá impacto na sua habilidade de curtir suas músicas no aparelho iOS. Graças ao iTunes Match, você pode continuar reproduzindo suas músicas a partir do iCloud sempre que quiser – esse truque apenas limpa as músicas que o iTunes Match baixou para seu aparelho, mas você sempre pode pegá-las de volta.

Apague alguns apps

Já dissemos no início da reportagem que você não deve sair apagando apps aleatoriamente para liberar espaço. Em vez disso, é melhor apagar aqueles aplicativos que você usa com menor frequência, mas ocupam mais espaço. E se você ainda estiver na seção Geral -> Uso do app nativo Ajustes, seu aparelho iOS identificará esses aplicativos da forma mais simples possível, juntamente com seus respectivos tamanhos em MB e GB – em ordem decrescente. Aí basta selecionar os que podem ser apagados e mandar bala.

Lembre-se de que você sempre pode reinstalar esses aplicativos, caso precise usá-los novamente. É possível acessá-los por meio do aplicativo App Store, no seu aparelho iOS, ou pelo iTunes, no seu Mac ou PC. No iPad, escolha a opção Comprados (Purchased); no iPhone, escolha Atualizações (Updates) e então Comprados. Então basta tocar na opção Não Neste Aparelho (Not On This Device) para ver quais apps não estão instalados no aparelho, separados por nome ou data de instalação.

limparaparelhoios03

Na tela Uso, em Ajustes, é possível ver todos os seus em ordem decrescente de tamanho

No iTunes, escolha o item Apps no menu, e então vá até o painel de apps – que separa todos os seus downloads por nome, tipo, categoria, data do download original, e tamanho – para encontrar qualquer app que queira reinstalar.

Tchau fotografias

À medida que as câmeras melhoram nos aparelhos iOS, as fotografias que esses gadgets produzem ficam cada vez maiores.  Uma foto tirada com a câmera traseira do iPhone 4S “pesa” cerca de 2.5MB. Tire algumas com seu iPhone, e de repente estamos falando de meio gigabyte apenas de imagens. Coloque um ou outro vídeo em HD aí na mistura, e os tamanhos dos arquivos aumentam consideravelmente; vídeos desse tipo podem consumir 2.5MB (ou mais) por segundo.

A solução? Faça backup dessas fotos e vídeos, e retire-os do seu aparelho iOS. Você pode importar suas fotos por meio do Photo Stream com o iPhoto, ou conectar seu aparelho iOS diretamente ao Mac e importar os arquivos assim. O iPhoto vai oferecer uma opção para apagar as fotos e vídeos que importa; outra maneira de agilizar o trabalho de apagar fotos do seu aparelho é usar o Image Capture.

Se você é um fotógrafo frequente de iPhone, limpar regularmente fotos antigas (e salvas) do seu aparelho é essencial para liberar espaço de armazenamento no smartphone.

Controle o Rolo de Câmera

Falando em fotografias, você pode ter uma pequena vantagem ao evitar que o Rolo de Câmera do seu aparelho iOS  fique cheio prematuramente ao configurar as coisas de modo inteligente para cada app especuficamente. Apps de câmera de terceiros, como Instagram e Camera+, oferecem opções para controlar onde suas fotos serão salvas – apenas no app, ou também no Rolo de Câmera. E alguns, novamente, como o Instagram, te permitem especificar onde você quer que sua foto original seja salva (e a versão editada também), ambas, ou nenhuma delas.

limparaparelhoios04

Configurar seu Rolo de Câmera pode economizar tempo e espaço no seu iPhone

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail