Home > Dicas

Saiba como limpar completamente o Launchpad no Mac

Dicas simples ensinam a deixar o recurso de interface do Lion da maneira que você quiser; ferramenta é uma versão da tela inicial do iOS no Mac OS X

IDG News Service / EUA

04/01/2012 às 16h02

Foto:

O Launchpad pega a tela inicial springboard do iOS e a recria no seu Mac. Alguns usuários amam esse novo recurso do Lion -  já outros não gostam muito. 

Se você faz parte desse segundo grupo, pode ignorar o Launchpad de maneira bem simple: remova seu ícone do Dock, desabilite os gestos no Launchpad, e livre-se do recurso a partir daí.

Mas e se você quiser um novo começo com o Launchpad, configurando-o para te dar acesso rápido apenas para os apps que você escolher? Pode remover manualmente entradas do Launchpad enquanto está na tela, ao segurar aperto a tecla Option e clicar nos apps em movimento.

Mas saiba que  isso não vai funcionar com os aplicativos nativos da Apple, que ficam permanentemente fixos na superfície do Launchpad. E é um processo trabalhoso se você tem muitos apps.

Saiba que há uma maneira de esvaziar o Launchpad completamente – removendo até mesmo os aplicativos da Apple. O ponto crucial desse truque é limpar os conteúdos da base de dados que o Lion usa para saber o que vai onde no Launchpad. Para isso, abra o Terminal (que, como sempre, fica em /Aplicativos/Utilitários) e cole a sequência de comandos abaixo na linha de comando:

sqlite3 ~/Library/Application\ Support/Dock/*.db "DELETE from apps; DELETE from groups WHERE title<>''; DELETE from items WHERE rowid>2;"; Killall Dock

launchpad01.jpg

Recurso do Lion traz visual do iOS para o Mac OS

Agora, abra o Launchpad novamente. Ele estará totalmente limpo. É claro que se você comprar um app na Mac App Store, o ícone aparecerá na área do aplicativo.

Colocar os apps que você quer de volta no Launchpad é simples: basta arrastar os programas da sua escolha diretamente para o ícone do Dock no Launchpad (simplesmente arrastar os ícones para o do Launchpad no Finder não vai adiantar; você precisa arrastar para o ícone do Dock).

E agora está sentindo falta do velho e lotado Launchpad? Você pode tê-lo de volta ao forçar o Lion a reconstruir sua base de dados do Launchpad com esse comando do Terminal:

rm ~/Library/Application\ Support/Dock/*.db; killall Dock

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail