Home > Dicas

Saiba como manter o Mac OS e seus dados em discos separados

Dica simples ensina a separar o seu sistema e seus arquivos em discos diferentes. Informação pode ser interessante para quem planeja trocar de Mac

Macworld / EUA

20/01/2012 às 13h12

Foto:

O leitor Ben Connolly nos escreveu dizendo estar interessado em manter alguma distância entre o sistema OS X e os dados em seu Mac:

“Estou planejando comprar um novo Mac e gostaria de manter meu sistema em um disco (talvez em um SSD – disco de estado sólido) e meus dados em outro disco. Como posso fazer isso? É possível manter meu diretório Home em um disco separado do disco de inicialização?”

Sim, é possível. No passado você teria de copiar sua pasta Home para o outro disco e então apontar para ela por meio de links simbólicos, mas isso não é mais necessário. Quando for configurar seu novo Mac, faça isso.

Passe pelo processo usual de instalação. Uma vez que tiver completado esse processo, conecte o disco no qual gostaria de salvar seus dados. Copie sua pasta de usuário a partir do diretório Usuários (Users) no nível raiz do seu HD para o HD externo. (Você precisará entrar com nome de usuário e senha para autorizar isso.) Abra as Preferências de Sistema (System Preferences) e escolha a preferência Usuários e Grupos (Users & Groups) – chamada de Contas (Accounts) em versões do Mac OS X anteriores ao Lion. Clique no ícone de cadeado na parte inferior da janela e digite seu nome de administrador e senha e depois clique em Destravar (Unlock).

macdadosseparados01.jpg

 Ao terminar o processo, é interessante criar uma nova conta de administrador

Segure a tecla Control apertada, clique no nome da sua conta, e escolha Opções Avançadas (Advanced Options). Na planilha que aparecer, clique no botão Selecionar (Choose) próximo ao campo Diretório Home (Home Directory). Navegue até a pasta Home que você moveu para o HD externo, selecione-a, e clique em Abrir. Você verá que o caminho para essa pasta agora aparece no campo Diretório Home - /Volumes/DriveB/seunomedeusuário, por exemplo. Essa é a sua nova pasta Home. Tudo que normalmente estava armazenado na pasta Home – imagens, filmes, músicas, documentos e arquivos preferenciais – estará armazenado aí. 

Teste a conta para ter certeza que ela está funcionando corretamente. Por exemplo, abra o iTunes e certifique-se que uma pasta iTunes seja criada na pasta Música dentro do diretório Home. Uma vez que estiver satisfeito com tudo funcionando bem, você pode apagar a pasta Home original no drive de inicialização. 

Mas ainda não terminou. Volte para a preferência de sistema Usuários e Grupos e crie uma nova conta de administrador. Por que? Se o seu HD externo quebrar ou algo assim e seu disco interno não tiver um diretório de usuário, você não conseguirá inicializar esse drive em uma conta com funcionamento total. Com essa conta extra, você pode.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail