Home > Dicas

Saiba como mover arquivos entre o iPad e o Mac

Dicas simples facilitam a cópia de documentos entre os aparelhos, especialmente com apps do iWork

Macworld / EUA

13/05/2010 às 15h46

Foto:

Então agora você tem seu iPad e está louco para usar seus aplicativos de produtividade (como Pages, Numbers e Keynote). A primeira coisa a fazer é aprender a passar documentos do seu Mac para o tablet, e então – após editá-los ou criar novos no iPad – como mandá-los para o computador. Há duas maneiras fáceis para isso. Veja a seguir e descubra qual a melhor para você.

Use o iTunes
Para os aplicativos que utilizam o File Sharing da Apple, como o iWork, você pode usar o iTunes 9.1.1 como um canal para colocar e tirar arquivos do iPad. Quando seu tablet estiver conectado ao seu Mac, selecione o iPad na Biblioteca do iTunes e clique na aba de Apps do programa. Desça para a seção File Sharing; você verá uma lista de aplicativos que usam compartilhamento. Clique em um deles e verá todos arquivos que já foram adicionados (ou criados), ao iPad.

151185-document-list_386.jpg

Em File Sharing é possível visualizar todos os arquivos criados

Adicione e apague documentos
Daqui é possível adicionar documentos ao iPad de duas maneiras. Clique no botão Add (Adicionar), vá até o documento no caixa de diálogo Open (Abrir) que aparece, selecione o arquivo, e então clique em Open. Quando você apertar Sync (Sincronizar), o arquivo será copiado para o seu tablet.

Outra maneira é arrastar um documento para lista de File Sharing, após selecionar o aplicativo desejado na lista Apps. Assim, o arquivo será copiado imediatamente; não é necessário clicar em Sync. Para apagar os documentos, selecione-os na lista de arquivos e aperte Delete.

Importe documentos de iWork
Quando você está trabalhando com os apps do iWork – como Pages, Numbers e Keynote – apenas passar o documento para o seu iPad não é suficiente. Também é preciso importar os arquivos antes de visualizá-los e editá-los. Para fazer isso, por exemplo, no Pages, abra o programa no seu tablet e toque no ícone da pasta na barra de ferramentas. Você verá uma lista dos documentos disponíveis. Toque em um deles para importá-lo. Agora ele irá aparecer em sua lista My Documents e você pode trabalhar com o arquivo.

Evite problemas
É importante notar que o iWork para apps do iPad não consegue importar arquivos com caracteres especiais em seus títulos, como a barra para frente (/). Retire qualquer caractere especial dos nomes de seus arquivos antes de tentar transferi-los. Infelizmente, importar nem sempre é um processo tranqüilo – nem todas as fontes e elementos do documento irão chegar.

Se você está usando o Keynote, veja este documento de suporte da Apple para dicas de como evitar problemas de importação com o programa. Usuários do Pages devem checar o FAQ (Perguntas mais comuns) do Pages para iPad; e para, Numbers o FAQ do Numbers para iPad. Os três documentos não estão disponíveis em português, apenas em inglês e espanhol, entre outros idiomas.

 

151185-pages-import_386.jpg

Ao importar os arquivos para o My Documents é possível trabalhar com eles.

Exporte documentos do iWorks
Quando estiver editando um documento em seu iPad, você deve exportá-lo antes de poder movê-lo para o seu computador usando o iTunes. Toque em My Documents (ou My Presentations, ou My Spreadsheets, dependendo do aplicativo). Abra o arquivo e então toque no ícone de envio. Pressione o dedo em Export, e então escolha um formato de arquivo (se você estiver trabalhando com um documento Pages, por exemplo, provavelmente vai querer escolher o mesmo formato para salvá-lo.)

Note que outros apps do iPad podem não exigir o procedimento importar/exportar. Por exemplo, o GoodReader (US$1), que exibe uma variedade de tipos de arquivos como PDFs e Office, e de texto, requer apenas que os arquivos sejam adicionados por meio do iTunes.

Copie documentos para o seu Mac
Para copiar documentos do iPad para seu Mac usando o File Sharing, conecte o tablet ao computador, selecione-o na Biblioteca do iTunes e então clique na aba de Apps do programa. Desça para a seção File Sharing e selecione o aplicativo desejado. Escolha o arquivo na lista e clique em Save To. Na caixa de diálogo Open que aparece, navegue até a pasta em que deseja salvar o documento, e clique em Open. O iTunes copia seu arquivo rapidamente. Também é possível clicar em um documento na lista e arrastá-lo para uma janela do Finder para copiá-lo.


Use o Dropbox
A Evenflow lançou recentemente uma versão gratuita para iPad do seu programa Dropbox, e se você usar essa ferramenta de compartilhamento de arquivos em seu desktop, talvez pense que é a maneira ideal para colocar arquivos em seu tablet. Para usar o Dropbox, faça o seu download e crie uma conta (também é necessário pegar uma versão para Mac, no próprio site do software). Utilize o mesmo endereço de e-mail e senha nas duas, Mac e iPad, para ligá-las.

151185-dropbox-list_original.jpg

O Dropbox facilita muito a transferência de arquivos para o iPad, mas nem tanto para o Mac.

Mova arquivos do Mac para o iPad
Quando você coloca arquivos em sua pasta Dropbox no Mac, também pode vê-los no Dropbox no iPad. Se você possui o programa da Evenflow instalado em vários Macs (ou PCs), os arquivos serão copiados automaticamente, mas apenas uma lista aparece no iPad inicialmente.

Toque em um arquivo para abri-lo no Dropbox. O programa pode exibir uma variedade de tipos de arquivos, incluindo imagens, músicas e vídeos; Office; iWork; e HTML e texto.

Clique com o dedo no ícone Send, na barra de ferramentas, para escolher um aplicativo que possa abrir o arquivo. Digamos que você tenha um arquivo Word, e quer visualizá-lo no Pages. Toque no documento com Dropbox, selecione o ícone Send na barra de ferramentas, e depois pressione Pages. O Dropbox vai transferir o arquivo para o Pages, que irá importá-lo.

Mova arquivos do iPad para o Mac
Para tirar o documento do iPad, você precisa utilizar o método descrito acima para os apps do iWork, ou enviá-lo por e-mail. O Dropbox ainda não sincroniza arquivos do tablet para a sua conta do software. Se o aplicativo utilizado para visualizar o documento funciona com o File Sharing, como os apps do iWork, você também pode copiá-lo de volta para o seu Mac utilizando o iTunes, conforme explicado acima.

Não importa a maneira que você escolher. Trocar arquivos com o iPad exige um pouco de trabalho, mas com estes dois métodos o processo fica muito mais tranquilo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail