Home > Dicas

Saiba como mover os dados do Mac antigo para o novo

Utilitário Assistente de Migração, da Apple, permite selecionar as fontes e os tipos de informações enviadas; é preciso conectar computadores via cabo ou wireless

Macworld / EUA

22/09/2011 às 13h02

Foto:

Há muitas razões para comprar um novo Mac – seu computador antigo está muito devagar ou é incompatível com a versão mais recente do Mac OS X, por exemplo. Independentemente da razão que te levou à compra, você enfrentará um desafio imediato quando fizer isso: mover os dados da máquina atual para a nova. São várias maneiras de se fazer isso. Vamos falar sobre uma que já está embutida no sistema Mac OS X – o Assistente de Migração.

Como usar o Assistente de Migração com uma nova instalação
Ao ligar seu novo Mac, você terá de iniciar o processo de instalação. No início desse processo será oferecida a oportunidade de transferir dados do seu Mac antigo para o novo por meio de uma conexão Ethernet cabeada. Esse é o seu primeiro olhar do Assistente de Migração.

Especificamente, durante a instalação do Lion você verá a janela Transferir Informações para Esse Mac (Transfer Information to this Mac). Lá você terá quatro opções – De outro Mac, De um PC Windows, do Time Machine ou Outro Disco, e Não Transferir Agora. Como você provavelmente estará enviando dados do seu Mac antigo para o novo, selecione a opção De outro Mac (From Another Mac) e clique no botão Continuar na parte inferior da tela.

Certifique-se de que ambos os seus Macs estejam conectados, via Ethernet, à mesma rede. Você não pode usar uma rede wireless porque seu novo Mac ainda não está configurado para usar uma rede wireless. Abra o Assistente de Migração no seu Mac antigo (em Aplicativos/Utilitários) e na janela que aparecer selecione a opção Para outro Mac (To Another Mac) e clique em Continuar. Depois, digite sua senha de administrador quando pedido. Surgirá uma mensagem de que precisa sair de todos os programas. Faça isso ao clicar em Continuar.

migrardados01.jpg

O Assistente de Migração permite escolher o tipo de dados que você quer transferir

Seu Mac antigo aparecerá na janela Selecione a Fonte (Select the Source). Clique nele e depois no botão Continuar. Um código de acesso aparecerá no novo Mac e também, por fim, no Mac antigo. Clique em Continuar no Mac antigo e uma janela chamada Transferir suas Informações (Transfer Your Information) aparecerá no novo equipamento (o Mac antigo mostrará uma mensagem dizendo “Seu outro Mac está pronto).

No novo Mac você agora tem a opção de selecionar o tipo de dados que deseja transferir. Suas opções incluem Usuários, Aplicativos, Configurações e Outros Arquivos e Pastas em nameofoldMac (nomedoMacantigo).

Clique no triângulo próximo à opção Usuários e poderá selecionar contas de usuários específicas que quer transferir. Depois clique no triângulo próximo ao nome de usuário e você tem também a opção de selecionar locais específicos de onde transferir dados – Desktop, Documentos, Filmes, Músicas, Imagens, Público, e Todos os Outros Arquivos e Pastas.

Desmarque tudo que não queira transferir e clique no botão Continuar na parte inferior da janela. A janela Informações de Transferência te fornece uma estimativa de quanto tempo a transferência deve demorar.Quando a transferência terminar, você será guiado para o resto do processo de instalação. Se transferiu uma conta de usuário, verá o nome dessa conta na janela de login do Lion.

Outra maneira de usar o Assistente de Migração
Mas vamos supor que você ligou e configurou seu novo Mac sem ter tido acesso ao seu Mac antigo. Ou que você simplesmente não teve tempo de esperar pela transferência de todos aqueles dados antigos quando iniciou a máquina nova pela primeira vez. Ou que, meses depois, você descobriu que há uma quantidade considerável de dados antigos que você agora quer no seu Mac. Então você já perdeu sua única chance de usar o Assistente de Migração? Absolutamente não. Você pode rodá-lo a hora que quiser, desde que seus Macs estejam na mesma rede (você também pode transferir dados via uma rede wireless).

migrardados02.jpg

No utilitário, você pode escolher migrar dados de outro computador, backup do Time Machine ou outro disco

Apenas vá até Aplicativos/Utilitários e abra o Assistente de Migração. Na janela que aparecer, escolha entre as opções De Outro Mac, PC, Backup do Time Machine, ou Outro Disco e clique em Continuar. Digite a sua senha de administrador e clique em Ok. Na janela a seguir, escolha entre essas duas opções: De outro Mac ou PC ou De um Backup do Time Machine ou Outro Disco.

Independente da sua escolha, você eventualmente verá a mesma lista de fontes de dados que veria se tivesse rodado o Assistente de Migração após instalar o Lion pela primeira vez – Usuários, Aplicativos, Configurações e Outros Arquivos e Pastas em nomaofmac/drive (nomedodisco/drive). Mas lembre-se que se você tentar mover dados de uma conta de usuário no Mac antigo com o mesmo nome de uma conta de usuário existente no novo Mac – digamos que seu nome seja Paulo em cada um deles, por exemplo – será pedido para criar um novo nome de usuário para transferir os dados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail