Home > Dicas

Saiba como organizar aplicativos comprados na App Store

Tem uma conta antiga e quer se livrar de apps obsoletos que surgem na tela? Veja como escondê-los da lista de softwares adquiridos

Macworld/EUA

13/12/2011 às 13h59

Foto:

O leitor Tim Campbell acha que seu histórico de compras da App Store é muito confuso. Ele escreveu:

Tenho o iPhone desde o primeiro modelo e, com o passar do tempo, acumulei muitos aplicativos. Quando olho a área de itens Comprados no iPhone ou a partir da iTunes Store, vejo muitos apps que não utilizo mais. Há algum jeito de fazê-los desaparecer?

Não especificamente do seu histórico de compras - eles ficam ali por uma boa razão. No entanto, é possível escondê-los para que sua tela e janela de compras fiquem menos abarrotadas, caso você tenha a última versão do iTunes e o iOS 5. Veja como proceder:

iTunes: clique no link da iTunes Store, vá até a tela inicial e faça login em sua conta, caso ainda não esteja conectado. Na área Links Rápidos, vá em Comprado e, na tela resultante, escolha a opção Apps. Coloque o cursor sobre os aplicativos que devem desaparecer e clique no “X” que aparece no canto superior esquerdo. O programa não ficará mais visível da tela Comprado da iTunes Store ou na mesma seção do dispositivo iOS.

iPhone e iPod Touch: abra a App Store e toque em Atualizações na base da tela. Na parte de cima da seção de atualizações, clique em Comprado, localize um app que você deseja esconder e deslize o dedo sobre ele; um ícone Ocultar irá surgir em vermelho. Toque nessa opção e o aplicativo irá desaparecer de todos os seus dispositivos iOS e do iTunes. O mesmo procedimento também funciona do iPod e iPod Touch. 

 

ocultarcompras01.jpg
Na seção "Comprado" do iTunes, basta clicar no "X" para ocultar os apps

 

Agora você sabe o que essa função faz, porém é importante saber o que ela não faz. Caso o usuário tenha ocultado um aplicativo, isso não o remove do seu dispositivo ou impede que a App Store exiba atualizações para o app, o que é muito ruim.

Seria ótimo que esse procedimento também ocultasse os updates dos aplicativos, para que o usuário pudesse manter uma versão específica de um software em particular (por alguma razão), enquanto que todas as outras atualizações podem ser baixadas normalmente. 

Porém, suponha que você deseje fazer com que um aplicativo volte a aparecer. Saiba como:

No iTunes
Faça login com sua conta ao clicar em seu nome no canto superior direito na janela do player. Ao colocar o mouse sobre o  nome de usuário, clique na seta e escolha Conta. Na área iTunes na Nuvem, escolha a opção Visualizar Compras Ocultas. Selecione a aba Aplicativos na tela resultante, clique no botão Exibir em todos os apps que você deseja que voltem a aparecer na seção Comprado. 

No iOS
Abra a App Store e toque na opção Em Destaque ou Top 25. Role até o fim da página e, depois de escolher o botão ID Apple, selecione Ver conta. Depois de inserir sua senha, vá até o tópico iTunes na nuvem e escolha Compras ocultas. Toque em Exibir para que os aplicativos sejam mostrados de novo. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail