Home > Dicas

Saiba como organizar melhor suas músicas no iTunes

Dicas simples ajudam a separar suas faixas da maneira preferida ou ainda resetar as informações de discos no programa da Apple.

Macworld / EUA

07/06/2012 às 17h22

Foto:

Como recebemos muitas dúvidas de leitores sobre o iTunes, resolvemos fazer um pacote de dicas que compreendem questões sobre como lidar com metadados e organizar e compartilhar seus arquivos de música no software da Apple.

P: Ripei muitos Cds para o iTunes e mudei o gênero musical para categorizar minhas músicas de diferentes maneiras. Agora eu gostaria de poder selecionar um álbum qualquer no iTunes e de alguma maneira resetar o gênero para as informações padrões do Gracenote (serviço que fornece esses dados para o iTunes). Há uma maneira fácil de fazer isso?

Bom, você pode alterar manualmente o gênero de qualquer disco . Selecione todas as músicas, aperta Command+I, então digite um novo gênero no campo Gênero na parte inferior da janela.

dicaitunes01

Se você não realizou outras mudanças aos metadados – nomes de músicas, discos, e por aí vai – é possível selecionar qualquer número de itens e então escolher Advanced → Get Track Names (Avançado → Buscar Nomes de Músicas). Isso irá preencher novamente todos os campos de metadados com informações do Gracenote. Mas tenha em mente que qualquer mudança feita nos metadados originais será substituída. (E lembre-se também que essa função só funciona com Cds ripados pelo iTunes.)

P: Estava ripando um disco no iTunes e me foi oferecida a escolha de metadados em inglês ou japonês. Infelizmente, acabei selecionando a opção errada (para mim, pelo menios) e apesar de vários esforços, sempre que tento colocar novamente esse disco, recebo os títulos em japonês. Como posso voltar novamente para o menu de seleção?

Se o CD estiver no seu computador, selecione-o, então escolha Advanced → Get Track Names, como descrito na pergunta anterior. Você verá a mesma caixa de diálogo oferecendo a opção para escolher os metadados que quiser. No entanto, se, por alguma razão, só houver um campo de entrada para esse disco – se um deles foi apagado pelo Gracenote – você não terá uma escolha, e os metadados serão alterados sem aviso.

dicaitunes02

P: Gostaria de ter meus álbuns ordenados cronologicamente por artista. Atualmente, tenho tudo organizado por datas, ou por artista, mas gostaria de ter, digamos, todos os meus discos dos Rolling Stones, agrupados juntos, mas por data de lançamento. É possível fazer isso?

Sim, a coluna Álbum te dá várias opções. Clique nela para escolher entre Álbum, Álbum Por Artista, e Álbum por Artista/Ano. Uso essa última configuração, que organiza primeiro por artista e, depois, dentro de cada artista, por ano, pela mesma razão que você mencionou.

dicaitunes03

P: Quando estou no iTunes buscando entre as minhas músicas organizadas por álbum, muito normalmente as faixas aparecem na ordem reversa. Há uma maneira de resolver isso?

A mesma coluna Álbum possui uma pequena seta ao lado direito (veja a imagem abaixo). Apenas clique nessa seta para mudar o tipo da organização.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail