Home > Dicas

Saiba como organizar suas playlists no iTunes

Dicas ajudam no acesso e uso rápido de suas listas de reprodução, para agrupar mídias no programa ou sincronizar conteúdo com iPod, iPhone ou iPad

Macworld / EUA

15/09/2010 às 17h44

Foto:

As playlists do iTunes são uma ótima maneira de agrupar conteúdo musical (canções, bandas e mixagens padrão) ou para sincronizar conteúdo selecionado para o seu iPod, iPhone ou iPad.

No entanto, se você possui muitas playlists, pode ser difícil mantê-las organizadas. O iTunes tenta ajudá-lo ao  permitir a criação de pastas para guardar as várias playlists; e essas pastas, por sua vez, podem armazenar outras pastas ou playlists.

Pense na barra lateral do iTunes como algo similar ao Finder na visualização de lista. Todas as pastas podem conter quantos diretórios ou playlists você quiser. Para criar uma, escolha a opção Arquivo, Nova Pasta de Playlist (File, New Playlist Folder).

Se você não possui nada selecionado na barra lateral, ou se você selecionou uma das suas bibliotecas (Músicas ou Filmes, por exemplo) o iTunes vai adicionar a pasta na parte inferior da barra lateral. Se você selecionou uma pasta, no entanto, o programa irá criar uma nova como uma subpasta da sua seleção.

Por padrão, essa pasta é chamada – assim como no Finder – de Pasta Não-intitulada (Untitled Folder), e o nome é destacado para que você possa mudá-lo em seguida (é uma boa ideia fazer isso, se não outras pastas serão chamadas de Pasta Não Intitulada 2, e por aí vai.)

itunesplay01.jpg

Uma vez que tenha uma pasta, você pode mover a playlists para dentro dela, e criar mais pastas nela também. Dentro delas, as sub-pastas são exibidas em primeiro, seguidas pelas playlists (um incômodo é que você não pode selecionar de uma vez só mais de uma playlist para colocar em uma pasta – você precisa arrastar cada uma delas por vez).

Como as playlists estão organizadas em ordem alfabética, você pode querer "trapacear" um pouco para colocar algumas listas no topo, mas ainda manter os seus nomes.

Por exemplo, se você tem duas playlists chamadas Favoritas de Dança e Favoritas de Rap, mas quer que a última esteja no topo da lista, você pode nomeá-la “-Favoritas de Rap”; o hífen será incluído antes de qualquer letra. E se você quer colocar sua playlist Favoritas de Trance acima dessa, pode nomeá-la para “- -Favoritas de Trance”; dois hífens ganham de um. A mesma técnica também funciona para nomear as pastas.

Você também pode usar outros caracteres para forçar a ordem; os caracteres não-alfanuméricos mais comuns ficam nessa ordem:
_ - , ; : ! ? . ' " ( ) @ * / & # % + < = > ~ $

Você provavelmente não precisará usar muitos destes; apenas lembre que hífens, pontos de exclamação e pontos são exibidos nessa ordem, e isso provavelmente deve ser o bastante para as suas necessidades. Essa organização também funciona com pastas.

Você não precisa exibir todas as suas playlists se usar suas pastas. É possível ver os triângulos de exibição próximos às pastas na imagem ao lado; você pode clicar neles para exibir ou esconder os conteúdos das pastas. E pode ter centenas de playlists, ainda tendo uma exibição compacta, ao apenas "chavear" a visibilidade das pastas que você quer ao reproduzir seus conteúdos. Para esconder todas as suas playlists é só clicar no triângulo próximo às listas, na barra lateral do iTunes.

Essa organização de playlist também é carregada para o seu aparelho portátil, ao menos para as playlists que você tenha escolhido para sincronizar (se você não sincronizar sua biblioteca inteira).

Por isso. se você usa muito suas playlists, pense em organizá-las de modo mais eficiente. Elas ficarão mais fáceis de achar, e de usar no seu iPod, iPhone ou iPad.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail