Home > Dicas

Saiba como programar o monitor do Mac para desligar sozinho

Se ninguém está usando o computador, como em um backup noturno, economize energia desativando o periférico, com o uso de um script

Macworld/EUA

23/04/2010 às 16h50

Foto:

Há momentos em que vale a pena desligar apenas o monitor de um iMac ou MacBook. Por exemplo, o utilitário de backup foi programado para ser executado no meio da noite. Qual seria a vantagem de a tela ficar ligada? Se ninguém está usando o computador, vamos desligá-la e economizar energia.

A combinação Shift+Control+Eject desliga o monitor, mas é preciso estar na frente do computador para realizar o comando. Felizmente há um código que pode fazer o mesmo, sem a necessidade do usuário estar presente.

A dica usa um AppleScript para ativar a função Exposé pelo Canto de Tela Ativo.  O script move o cursor do mouse para o canto superior esquerdo da tela (automaticamente) e o Exposé será o responsável por desligar o monitor.

Primeiro, abra o painel de preferências do Exposé (em Preferências do Sistema) e configure para que o Exposé seja ativado no canto superior esquerdo da tela ativa. Em seguida, abra o Applescript Editor, e copie e cole o scrip abaixo:

do shell script "python -c \"import objc;bndl = objc.loadBundle('CoreGraphics', globals(), '/System/Library/Frameworks/ApplicationServices.framework');objc.loadBundleFunctions(bndl, globals(),[('CGWarpMouseCursorPosition', 'v{CGPoint=ff}')]);CGWarpMouseCursorPosition((0, 0));\""
tell application "Finder" to activate

Feito isso, você pode criar uma condição para que o programa execute o script em um momento especial, como a execução de um backup, por exemplo.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail