Home > Dicas

Saiba como proteger com senhas pastas de documentos no Mac

Crie imagens de disco de disco com código de proteção e aumente a segurança de documentos importantes

Macworld / EUA

08/10/2010 às 15h58

Foto:

O leitor James McCormick quer uma maneira de proteger com senha vários arquivos de uma só vez. Ele escreveu:

Há alguma maneira de proteger uma pasta que contenha arquivos de Word e Excel? Sei que é possível inserir senha em um arquivo, mas seria menos cansativo proteger uma pasta inteira do que vários arquivos.

É possível fazer isso com qualquer pasta ao transformá-la em uma imagem de disco criptografada. Eis como fazê-la:

Crie a pasta com os documentos e execute o Utilitário de Disco (em Aplicativos, Utilitários). Vá em Arquivo, Nova, Nova Imagem de Disco da Pasta. Na janela Selecionar Pasta para Imagem, navegue até a pasta criada que contém os arquivos, selecione-a e clique no botão Imagem. Na janela seguinte, escolha leitura/escritura na caixa Formato Imagem e em seguida selecione AES-128 bit no menu Encriptação. Se o usuário estiver preocupado com a segurança, é possível escolher a criptografia AES-256 bit; apesar de ser mais segura, saiba que o processo leva mais tempo.

Clique em Salvar e o aplicativo pedirá uma senha. Há também uma opção para Lembrar senha, que é adicionada a Chaves, que deve ser desabilitada. Caso não faça isso, qualquer pessoa que sente no computador, desde que "logado" na conta que criou a imagem, poderá ter acesso aos documentos simplesmente clicando no arquivo.

Após apertar OK, o Utilitário de Disco irá criar a imagem. Agora há duas pastas, sendo uma delas criptografada. Deixar a pasta original desprotegida não é uma boa ideia, já que ela é acessível para todos usuários que utilizem o Mac em uma mesma conta, logo, armazene em outro lugar seguro ou simplesmente apague. 

Para acessar o conteúdo da imagem, dê um clique duplo e insira a senha definida anteriormente e aguarde até a imagem ser montada. Surge, então, um ícone no desktop, para que o usuário veja os arquivos da pasta. Ao terminar, basta arrastar o ícone do desktop (não a imagem de disco criptografada) para o Lixo ou clique com o botão direito (ou Control+clique) e escolha ejetar.

 criptografia03.jpg

Arraste para a lixeira somente a imagem montada, e não a imagem criptografada

Isso funciona muito bem se o usuário não pretende adicionar vários outros arquivos a essa pasta, já que ela não vai aumentar de tamanho para acomodar novos arquivos. Caso precise armazenar mais dados, é preciso criar uma imagem criptografada "esparsa". 

Imagens esparsas possuem um tamanho pré-determinado pelo usuário que só consomem a taxa de armazenamento que é utilizada. Por exemplo. o usuário pode criar uma imagem esparsa que comporte até 5GB de dados. Caso o espaço utilizado seja só de 1GB, esse será o tamanho aproximado do arquivo. Entretanto, o usuário tem a opção de adicionar outros 4GB de informação nessa pasta. Para criar esse tipo de imagem, faça o seguinte:

Retorne ao Utilitário de Disco e vá em Arquivo, Nova, Imagem de Disco Virgem. Na janela subsequente, selecione imagem de disco esparsa em Formato e, no menu Tamanho, escolha um tamanho entre os oferecidos,  ou vá em Personalizar para definir outro tamanho mais adequado. Em Encriptação, coloque AES-128 bit (ou a criptografia 256 bit, que é mais confiável).

Insira um nome para a imagem e vá em Criar. Assim como na criptografia da pasta,  o utilitário pede uma senha, e, vale lembrar, é importante desabilitar a opção para lembrar a senha. Confirme e o aplicativo irá criar tanto a imagem montada quanto o arquivo de imagem esparsa. 

criptografia01.jpg

Imagens esparsas permitem ao usuário adicionar outros dados de acordo com o limite e a necessidade 

Arraste o conteúdo que deve ser protegido para a imagem montada e, ao final, ejete a imagem. Da próxima vez que o usuário precisar acessar ou adicionar conteúdo, basta um clique duplo no ícone de imagem esparsa e, logo em seguida, inserir a senha.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail