Home > Dicas

Saiba como rastrear seu notebook roubado

Softwares pagos e gratuitos ajudam a localizar o computador perdido, e alguns até permitem recuperar os dados

Howard Wen, Computerworld/EUA

19/11/2009 às 21h01

RouboNote_ilustra150.jpg
Foto:

roubonote_ilustra150.jpgO que pode ser feito, além de um boletim de ocorrência, quando seu notebook é roubado, junto com seus dados pessoais e arquivos? Saiba que já existem programas, como o LoJack e o Gadget Trak, que podem ser instalados em seu computador.

Quando seu notebook for roubado, esses serviços ajudam a rastrear e recuperar os dados da sua máquina. Mas esses dois bons programas são pagos, com taxas anuais que variam de 20 a 60 dólares.

Leia também:
> Como evitar que estranhos peguem carona em sua conexão Wi-Fi
> Quatro maneiras fáceis e gratuitas de gerenciar logins e senhas
> Dicas da Febraban para evitar roubo de dados bancários
> Leve o computador no bolso sem precisar carregar seu notebook

Mas existem algumas boas opções open-source mais limitadas, mas que são gratuitas. Dois exemplos são o Prey e o Pombo. O primeiro roda em sistemas Windows, Mac e Linux. E o segundo só roda em sistemas Linux.

O lado ruim desses dois programas é que eles não possuem recursos para recuperar o sistema do seu notebook, não permitem que você apague virtualmente os arquivos da máquina roubada e, se localizados, podem ser removidos pelos bandidos.

Mas ambos os programas funcionam bem. Se seu notebook for roubado, você só precisa utilizar outro computador, acessar o site do aplicativo, apontar qual notebook foi roubado e seguir as instruções do painel de controle do aplicativo.

Os programas também permitem que você configure e execute operações remotas. Mas para localizá-lo o notebook roubado deve estar conectado a internet ou estar próximo a um ponto de acesso Wi-Fi.

E caso a máquina roubada acesse a internet, você pode solicitar que envie um relatório detalhado com o endereço IP ao qual está conectado, grava a imagem da área de trabalho, e, caso seu notebook tenha webcam embutida, também é possível capturar uma foto de quem estiver usando o computador. E você poderá também enviar uma mensagem instantânea para o suspeito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail