Home > Dicas

Saiba como recuperar o áudio perdido no downgrade do Vista para o XP

Muitos que decidem instalar a versão anterior do sistema operacional se deparam com coisas que deixam de funcionar.

Monica Campi, repórter da PC World

13/03/2009 às 11h10

WindowsVista_som_150.jpg
Foto:

Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais

WindowsVista_som_150Que muita gente não gosta do Windows Vista não é novidade. Por conta disso muitos usuários que compraram máquinas com o sistema pré-instalado não pensaram duas vezes e decidiram fazer o downgrade para o Windows XP. Mas esqueceram apenas de uma palavrinha muito associada ao Vista: compatibilidade.

Os sistemas operacionais Vista e XP tem kernels diferentes, ou seja, o que foi desenhado para funcionar no primeiro talvez não tenha a mesma desenvoltura no XP. Um exemplo clássico disso são os dispositivos de áudio que, na maior parte das vezes, param de funcionar quando pe realizado o downgrade.

Leia também: 
> Que programas gratuitos podem proteger seu PC?
> 12 utilitários para lidar melhor com suas fotos digitais
> Netbooks: tudo o que você precisa saber sobre eles
> Quanto custa compartilhar a banda larga?

Esse problema ocorre porque o dispositivo de som (ou qualquer outro que tenha deixado de funcionar) foi homologado para funcionar no Vista, mas pode ser que não no caso do Windows XP. “O sistema acaba tendo um pouco mais de problemas para achar o driver correspondente”, completa o analista de suporte Hugo da Mata, da empresa de software MMCS.

O que fazer
Para resolver esse problema você precisa descobrir qual modelo e marca do chipset responsável pelo áudio do seu PC. O chipset conecta diversos componentes entre si no computador e transporta dados entre eles. Geralmente usam dois chips conhecidos como ponte norte e ponte sul.

A ponte norte tradicionalmente inclui controle de memória, além de gráficos integrados ou uma interface para gráficos separados. Já a ponte sul inclui rede, armazenamento, áudio, periféricos em geral e outros aparelhos. E é neste último que está o problema do áudio.

A primeira opção é atentar-se aos modelos de chipset que aparecem no gerenciador dos dispositivos antes de instalar o XP. Se você se distraiu e esqueceu de anotar esses dados, saiba que existem softwares que fazem uma varredura na máquina e identificam os modelos dos dispositivos instalados. Com posse dessas informações, basta fazer uma pesquisa em sites de busca pelo modelo deste driver para XP, baixá-lo e instalar novamente em sua máquina.

Alguns aplicativos gratuitos como o PC Wizard e o Sandra Lite, além de identificar os dispositivos, ajudam também a organizar os recursos de hardware de seu sistema. Se você não se importa em desembolsar certa quantia (em dólares) em troca de informações mais completas, o aplicativo shareware Everest é uma ótima opção, com relatórios mais completos de hardware e software do seu sistema.

Mais destaques da PC WORLD: 
> IE, Firefox, Opera, Safari e Chrome: qual o browser mais seguro?
> Como diferenciar CDs e DVDs piratas de produtos originais
> Drible a limitação de memória da placa gráfica do PC
> Armazene suas fotos para toda a eternidade

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail