Home > Dicas

Saiba como reiniciar um Mac remotamente

Comando no terminal do computador permite até configurar em quanto tempo a máquina será desligada e ligada novamente

Macworld / EUA

13/05/2012 às 22h29

Foto:

Alguns leitores perguntaram se é possível reiniciar um Mac remotamente, através de outra máquina. A resposta é sim. E se você quiser fazer isso através da interface gráfica do Mac, antes voc~e precisa ir até a máquina remota, abrir as Preferências do Sistema, selecionar Compartilhamento e habilitar a opção de Screen Sharing. 

Quando você quiser desligar este Mac remotamente, sente em outro computador na mesma rede, selecione o dispositivo na aba Compartilhado (em qualquer janela do Finder), clique no botão Share Screen (Compartilhar Tela) nesta janela, entre com os dados de usuário e senha de administrador e clique em Conectar. A tela do Mac remoto irá aparecer no seu desktop; você pode navegar normalmente a partir dessa janela e, dentro dela, escolha Reiniciar no menu da Apple para que a máquina religue. 

Vale lembrar que você também pode fazer isso por meio de comandos no Terminal. Basta seguir esses passos:

1. No Mac remoto, abra as Preferências do Sistema e escolha a opção Compartilhamento. Clique no botão de cadeado para fazer alterações, inserindo usuário e senha de administrador. 

2. Dentro dessa janela, habilite a opção de login remoto. Em seguida, você verá a o comando necessário para acessar seu Mac de outro equipamento - estará entre aspas, algo como “ssh andy@macsipaddress” (aqui estará o endereço de IP da sua máquina). Feche as Preferências do Sistema.

3. No Mac local (que está conectado à mesma rede do computador remoto), abra o Terminal (e, Aplicativos/Utilitários) e entre o termo mostrado na janela anterior - ssh andy@macsipaddress.

reiniciarmacremoto01.jpg

Abaixo da indicação que o login remoto está ligado, está o endereço necessário para acessar máquina

 

4. Depois que o processo terminar, insira a senha da máquina Remota. 

5. Digite o comando sudo shutdown -r now

O Mac irá reiniciar imediatamente, sem fechar quaisquer aplicativos ou mostrar avisos sobre documentos abertos sem salvar. No entanto, você pode inserir um atraso para que o computador reinicie. Para fazer isso, digite algo como sudo shutdown -r +5, fazendo com que a máquina desligue em cinco minutos - basta substituir por um número para determinar em quantos minutos o comando deve ser realizado. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail