Home > Dicas

Saiba como resolver bugs do iTunes 10

A nova versão do player da Apple trouxe alguns recursos interessantes, mas também problemas de funcionamento. Veja como contornar esses obstáculos

Macworld / EUA

13/09/2010 às 14h56

Foto:

Junto com o lançamento do iTunes 10, surgiu uma grande variedade de relatos de usuários que enfrentam bugs no software multimídia da Apple. Confira os principais problemas e as soluções.

Falha na importação de CD
Em um tópico no fórum de discussões da Apple, muitos usuários descobriram que não podem mais importar CDs no iTunes 10. “O iTunes fica louco. Ele mostra o CD por alguns segundos e então começa a pular entre o CD e a seção de músicas...”. Isso parece ser um bug do programa; uma solução alternativa, apesar de não ser a ideal, é desativar a opção que procura automaticamente os títulos das faixas do CD na Internet (Automatically retireve CD track names from the Internet) no menu General Preferences do iTunes. Caso contrário, segure a barra de espaço (ou aperte Command+espaço) ao inserir um CD para evitar esse comportamento. Por alguma razão, nem todos usuário tiveram o mesmo problema.

 

itunesnovologojpg.jpg

Novo iTunes trouxe na bagagem alguns bugs e incompatibilidades

Problemas com o AirPlay
Com o iTunes 10, a Apple mudou a ferramenta de compartilhamento de speakers de AirTunes para AirPlay, e as diferenças vão além do nome. A parte boa é que agora o AirPlay funciona com dispositivos compatíveis sem precisar ser intermediado pelo AirPort Express. A parte ruim é que, de acordo com a Computerworld/EUA, dispositivos que faziam streaming pelo cliente open-source DAAP (Digital Audio Access Protocol) não funcionam mais.

Mais impressionante ainda foi o fato deo iTunes 10 “quebrar” o FireFly Media Server: “O iTunes 10 busca as playlists, mas não faz o mesmo com nenhum arquivo de mídia”. De acordo com o MacFixIt, no que parece ser um problema separado do AirPlay, algumas pessoas descobriram que  “seus dispositivos do AirPort Express podem ser selecionados mas nenhum som é emitido da unidade”. Uma correção possível é desplugar o AirPort Express e conectá-lo novamente, reiniciando o Mac logo em seguida.

Comprar ringtones é coisa do passado

Querendo comprar ringtones na iTunes Store? Nem se incomode; esse recurso foi completamente removido. Entretanto, ainda é possível criar seu próprio toque de celular em outro lugar, como por exemplo no GarageBand.

WindowShade X e o “semáforo” vertical
Caso o usuário utilize o WindowShade X, da Unsanity, provavelmente descobrirá que esse utilitário não funciona de jeito nenhum no iTunes 10. Por causa disso, a Usanity disponibilizou um update para a versão 5.0.5. Contudo, mesmo com o update, a janela do iTunes fica estranha, com os elementos de interface abaixo da barra de título visível. 

 

itunesbug.jpg

Mesmo com atualização, o WindowShade X não conseguiu corrigir o bug

Uma maneira de consertar isso é posicionar o “semáforo” (os botões de fechar, minimizar e maximizar” no canto esquerdo superior, para reverter o novo design vertical e deixar os botões em posição horizontal como antes. Mesmo se o usuário não tiver o WindowShade X e quiser modificar a estrutura dos botões por uma questão puramente estética, basta encerrar o iTunes, abrir o terminal e entrar com o comando:

defaults write com.apple.iTunes full-window -bool YES

A mudança ocorre após carregar o iTunes novamente. Para desfazer essa mudança, basta digitar novamente o comando, substituindo NO por YES.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail